Com -1,7°C: São Paulo quebra recorde e registra manhã mais fria de sua história

Na manhã desta terça-feira, 27 de agosto de 2024, a cidade de São Paulo passou por um evento metereológico histórico.

Isso por que, a estação meteorológica de Parelheiros-Marsilac, localizada no extremo sul da capital paulista, registrou a temperatura mais baixa já medida na história da maior cidade brasileira, que chegou a −1,7 °C.

Esta temperatura mínima quebrou todas as marcas anteriores desde o início das medições, segundo informações da Defesa Civil do estado de São Paulo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que a média das temperaturas no início da manhã foi de 5 °C em toda a cidade.

A causa desse frio extremo está relacionada à uma frente fria que se deslocou para o oceano ao longo da semana, combinada com a influência de uma massa de ar polar.

Esse fenômeno meteorológico não apenas afetou São Paulo, mas também trouxe temperaturas excepcionalmente baixas para toda a região Sudeste do Brasil, incluindo partes do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

No centro-leste de São Paulo, as temperaturas mínimas variaram entre 5°C e 11°C, enquanto no norte do Estado, os termômetros marcaram entre 14°C e 18°C.

Em Minas Gerais, o centro-norte do estado registrou mínimas entre 14°C e 20°C, enquanto o extremo sul marcou temperaturas abaixo de 10°C.

No estado do Rio de Janeiro, algumas cidades na porção central e no extremo sul registrou mínimas abaixo de 10°C. Já no Espírito Santo, o frio foi menos intenso, com temperaturas variando entre 14°C e 18°C.

Apesar das baixas temperaturas, o tempo deve permanecer seco nas próximas semanas. De acordo com o CGE não é previsto chuvas em São Paulo até o fim da primeira quinzena de setembro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CGE (@cge_pmsp)

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!