Céu de setembro: Eclipse parcial da Lua e passagem do “cometa do século” prometem espetáculo astronômico

Neste mês de setembro, o céu promete vários espetáculos astronômicos que irão surpreender a todos.

De acordo com o guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), teremos fenômenos como um eclipse parcial da Lua, a rara passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS), e diversas conjunções planetárias.

No dia 17, os observadores terão a oportunidade de testemunhar um eclipse lunar parcial, que coincidirá com a Superlua. Desse modo, a Lua está no perigeu, ou seja, no ponto mais próximo de sua órbita em relação à Terra.

Embora o eclipse parcial afete apenas 0,08% da superfície lunar, tornando-o sutil, será um evento imperdível para os entusiastas.

Outro destaque astronômico de setembro é a passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS), chamado por alguns de o “cometa do século”. Este corpo celeste atingirá seu ponto mais próximo do Sol, o periélio, em 27 de setembro.

Sua maior visibilidade será em outubro, contudo, já será possível observar sua trajetória ao final deste mês, especialmente em locais com baixa poluição luminosa.

Além do eclipse e do cometa, Saturno e Netuno estarão em oposição ao Sol em setembro, fenômeno que facilita a observação dos planetas.

Saturno, visível na constelação de Aquário, atinge sua oposição no dia 7, e Netuno, que estará em Áries, terá sua oposição no dia 20.

Portanto, esses são os melhores momentos para visualizar ambos, principalmente através de telescópios.

Outros eventos astronômicos

Setembro também reserva uma série de conjunções celestes, eventos em que dois ou mais corpos celestes parecem estar muito próximos no céu.

  • 1 de setembro: Conjunção entre a Lua e Mercúrio na constelação de Leão, visível durante o crepúsculo.
  • 5 de setembro: Lua, Vênus e a estrela Spica formam um trio celeste na constelação de Virgem.
  • 17 de setembro: Conjunção da Lua com Saturno na constelação de Aquário.
  • 23 de setembro: Lua e Júpiter em conjunção na constelação de Touro.
  • 25 de setembro: Conjunção entre Lua e Marte na constelação de Gêmeos.

Com tantos fenômenos astronômicos marcando o céu de setembro, esta será uma oportunidade única para observar a vastidão do universo. Desde o sutil eclipse lunar parcial até a aguardada passagem do “cometa do século”, o mês promete encantar e inspirar a todos que reservarem tempo para observar as estrelas.

Imagem de Capa: Canva 





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!