6 Frases que narcisistas usam em relacionamentos românticos e o verdadeiro significado oculto por trás delas

Um pesquisador especializado em narcisismo e psicopatia revela as seis frases que você pode ouvir de narcisistas em relacionamentos românticos e o que elas realmente significam.

Traços narcisistas em um parceiro romântico estão associados a comportamentos não saudáveis, bullying e agressão, de acordo com inúmeros estudos. Pesquisas também indicam que estar em um relacionamento com um parceiro narcisista pode estar associado ao desenvolvimento de sintomas de saúde mental e TEPT.

Com base em seu comportamento manipulador, aqui estão as seis frases que você pode ouvir de um parceiro romântico narcisista e o que elas realmente significam.

“Precisamos fazer uma pausa.”

Quando um indivíduo narcisista propõe um “tempo” no relacionamento, isso geralmente é um código para “Quero tempo e espaço para buscar outras perspectivas românticas que eu possa usar como um rebote e apoio se esse relacionamento principal não der certo”.

Além disso, pedir um “tempo” em vez de simplesmente se comunicar com seu parceiro ou tomar as medidas para resolver problemas por meio de conflitos tem como objetivo desestabilizar os parceiros românticos e fazê-los andar ansiosamente em ovos, trabalhando mais para agradá-los e evitar o abandono.

Isso faz parte do “jogo do medo” dos narcisistas, incutindo em seus alvos o medo de serem abandonados para que não se sintam fortalecidos o suficiente para deixar o relacionamento e se sintam presos em laços traumáticos com o narcisista.

Em vez de atender aos seus pedidos de um tempo, é melhor se desligar completamente do relacionamento neste estágio e terminar com a pessoa narcisista para sempre.

“Você é tão ciumento, possessivo e controlador.”

Embora certamente haja casos em que um parceiro seja mesmo muito ciumento, possessivo e controlador, um relacionamento com um parceiro narcisista geralmente não é um deles.

Isso porque, de acordo com estudos, tanto pessoas narcisistas quanto psicopatas tendem a provocar ciúmes deliberadamente em seus parceiros com o propósito de ganhar poder e controle, exigir vingança, testar o relacionamento e compensar a insegurança.

É por isso que eles falam longamente sobre seus ex, flertam com outras pessoas na sua frente para avaliar suas reações e criam triângulos amorosos entre você e seus novos alvos para garantir que eles mantenham o poder sobre suas emoções.

“Você é tão pegajoso e carente.”

Quando uma pessoa tem necessidades emocionais básicas em um relacionamento, um narcisista é o primeiro a pisoteá-las e invalidá-las como sendo muito “sensíveis”, “pegajosas” e “carentes”, mesmo que a pessoa narcisista tenha sido a primeira a bombardear seus parceiros com atenção e afeição constantes antes de se afastar.

Ao rotular seus parceiros como “pegajosos”, eles podem se livrar da responsabilidade e puni-los por esperar mais do indivíduo narcisista.

“Por que sempre há um problema e um drama com você?”

Uma das táticas de gaslighting que narcisistas e pessoas tóxicas usam para menosprezar suas emoções é minimizar e descaracterizar qualquer tipo de conflito saudável, tentativas de responsabilização ou comunicação, como mero “drama”.

Dessa forma, sempre que você tenta responsabilizá-los por quaisquer ações em que se envolveram que podem ter prejudicado você, você é rotulado como o problema e eles podem abrir mão de ter que encontrar soluções construtivas ou aplicar feedback saudável ao seu comportamento.

Na realidade, pessoas narcisistas tendem a fabricar problemas e caos nas vidas de seus parceiros românticos para uma emoção sádica e para ganhar vantagem sobre eles, provocando deliberadamente reações em seus entes queridos para fazer isso.

“Você é demais.”

Pesquisas revelam que um parceiro narcisista não tem empatia afetiva pelas emoções de seus parceiros românticos. Cognitivamente, eles podem se colocar no lugar do parceiro, mas não têm o remorso emocional que as pessoas podem sentir quando machucam alguém que amam.

Como resultado, quando os narcisistas se envolvem em ações destrutivas contra seus parceiros românticos, eles podem alegar que as emoções de seus parceiros são muito avassaladoras e “demais” para eles lidarem.

Isso os leva a inevitavelmente obstruir e encerrar quaisquer discussões construtivas sobre seus maus-tratos e apresentar a seus parceiros o tratamento do silêncio quando são chamados.

“Você precisa ser mais grato e humilde.”

Os parceiros românticos de pessoas narcisistas podem ser alguns dos seres humanos mais gratos e humildes do planeta, mas isso não importaria para uma pessoa com traços de personalidade obscuros que vê qualquer sinal de resposta saudável como uma ofensa percebida ao seu ego e ataca com raiva.

Embora as pessoas narcisistas não tenham gratidão pelo trabalho e esforços de seus parceiros e entes queridos, sabotem os outros por inveja maliciosa e não tenham a humildade de assumir a responsabilidade quando necessário, elas são as primeiras a rotular os outros como ingratos ou egoístas.

Isso permite que diminuam o orgulho saudável de seus parceiros, desencorajem seus objetivos e incutam neles um senso de necessidade de serem gratos por qualquer coisa que o narcisista escolha dar a eles, mesmo quando o parceiro narcisista, em última análise, negligencia suas necessidades mais importantes e urgentes.

Se você está em um relacionamento com um narcisista, não foi sua culpa e você não está sozinho. Você merece segurança emocional e respeito. Você merece se curar de pessoas tóxicas.

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!