Considerado o utensílio de cozinha favorito de todos, onde as pessoas até estão abandonando seus fornos convencionais para usá-los, é justo dizer que ninguém vai guardar sua air fryer tão cedo.
Afinal, eles são compactos, versáteis, saudáveis, rápidos e fáceis de usar. No entanto, para certas preparações, você terá que deixar a air fryer “descansando”, pois uma lista publicada pelo The Express alerta sobre os cinco alimentos mais “perigosos” para cozinhar em seu fiel companheiro de cozinha.
Muito molho
Primeiro, qualquer alimento que tenha um molho abundante é um grande não para a air fryer. Estamos falando de chili, espaguete à bolonhesa, qualquer coisa com alto teor de líquido deve ser evitada.
Por quê? Bem, o molho em excesso pode respingar por todo o interior, o que não só causa bagunça, mas pode ser muito perigoso.
Empanados com massa mole
Nem é preciso dizer que uma air fryer não é exatamente a mesma coisa que uma fritadeira, um aparelho perfeito para alimentos empanados e úmidos. No entanto, ao recriar seu prato favorito, cuidado ao escolher a air fryer para prepará-lo.
A ausência de óleo pode – novamente – criar uma bagunça, deixando a massa mole espirrando e pingando para todo lado. Isso pode causar danos à sua fritadeira e, se isso acontecer, o que você vai usar para recriar receitas que vê no Instagram?
Mas nem tudo está perdido, pois empanamentos à base de farinha de trigo ou farinha de rosca são ótimas opções – além de ficarem mais crocantes.
Pipoca
Uma noite de cinema em casa não está completa sem uma tigela de pipoca salgada ou caramelizada doce, mas da próxima vez que fizer uma dessas em casa, por favor, não use a air fryer.
As air fryers não esquentam tanto quanto uma panela de óleo, então os grãos não estouram completamente. E não só isso, se os pequenos grãos de milho ficarem alojados no mecanismo da air fryer, pode haver um curto-circuito e risco de incêndio.
Brócolis – mais amargo que nunca
Este alimento não é exatamente perigoso, mas as pessoas já têm problemas suficientes com o brócolis como ele é, sem que a air fryer o transforme em um pedaço de árvore não comestível.
Uma air fryer é essencialmente onde o brócolis vem para morrer, então se você quiser incrementar o vegetal e servi-lo como um acompanhamento saboroso, tente jogar algumas ervas e temperos e fazê-lo em uma panela ou frigideira.
Produtos secos
Macarrão e arroz são alimentos básicos, mas quando se trata da air fryer, é melhor optar por métodos mais tradicionais, como um pouco de água e uma panela. Eles precisam ser cozidos primeiro e, infelizmente, isso não pode ser feito na air fryer.
Se você simplesmente não consegue deixá-lo descansar, você pode usar sua air fryer para reaquecer pratos de macarrão e arroz em vez de usar o micro-ondas. Fica a dica!
Imagem de Capa: Canva