O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) geralmente é detectado pela primeira vez em crianças, mas também pode ser diagnosticado na idade adulta. Cerca de 3% a 5% das crianças de todo o mundo possuem esse transtorno.
No entanto, se os sintomas não forem detectados em idade precoce, há uma boa chance de você não saber que tem a doença quando adulto. Se você acha que há uma possibilidade de ter TDHA, o National Institute for Health and Care Excellence, da Inglaterra, compartilhou uma lista de sintomas que possibilita a identificação.
Embora seja importante observar que somente um especialista pode diagnosticar TDAH, se você acha que apresenta alguns desses sinais, é melhor falar com um profissional de saúde.
11 sinais comuns em adultos que podem sugerir TDAH
Descuido e falta de atenção aos detalhes
Todo mundo procrastina e perde tempo de vez em quando para evitar tarefas banais, mas cérebros com TDAH são consistentemente mais propensos a fazer coisas que lhes dão uma descarga de dopamina.
Uma pessoa com TDAH pode ter níveis muito baixos de dopamina, o que torna as tarefas cotidianas muito mais difíceis de fazer e mais chatas do que para uma pessoa comum.
Inquietação e nervosismo
Este é um dos sintomas mais sutis que, se associado a outros, pode indicar TDAH. No entanto, especialistas alertaram que o que eles estariam procurando é estar “perpetuamente inquieto”, e não ocasionalmente.
No entanto, a inquietação ocasional pode ser explicada por fatores como consumo excessivo de cafeína ou transtornos de ansiedade.
Mudanças de humor e irritabilidade
É claro que todos nós ficamos de mau humor de vez em quando, causado por um dia difícil no trabalho ou de uma notícia ruim.
Mas aqueles com TDAH tendem a ter explosões emocionais, que podem estar associadas a dificuldades em “gerenciar a atenção e direcionar a energia”.
Incapacidade de focar ou priorizar
Há dias em que a concentração simplesmente não está na agenda, mas pessoas com TDAH acham a concentração uma dificuldade diária. Isso pode incluir perder a noção do tempo ou até mesmo saber quanto tempo algo vai levar.
Uma pessoa com TDAH também pode ter dificuldade para priorizar tarefas com base na importância — com uma tarefa relativamente fácil às vezes sendo incrivelmente adiada, por exemplo. Começar constantemente novas tarefas em vez de terminar as antigas também pode ser um sinal da condição.
Dificuldades de conversação
Isso pode incluir a necessidade de interromper com um pensamento que os interessa. Eles podem interromper com mais frequência do que o normal, pois podem não se lembrar do que estavam prestes a dizer ou do que lhes foi dito em outra parte da conversa.
Outros sintomas na lista incluem:
- Poucas habilidades organizacionais
- Perder ou extraviar coisas continuamente
- Esquecimento
- Dificuldade em ficar quieto
- Impaciência extrema
- Assumir riscos em atividades – como dirigir perigosamente, por exemplo.
Imagem de Capa: Reprodução