Tatuagens de “cibersigilismo” é nova tendência: acreditam que os símbolos possuem “poderes mágicos”

Muitas das tendências vêm e vão com o passar do tempo, mas tatuagens podem ser algo não tão fácil de esconder quando não está mais na moda.

A novidade que está enlouquecendo os mais jovens são as tatuagens com os designs de cibersigilismo, finos e afiados, que dizem ter “poderes” simbólicos.

Vídeos onde mostram os designs de aparência perigosa – apelidados de resposta da Geração Z às tatuagens tribais dos anos 90 – acumularam milhões de visualizações no TikTok, com muitos interessados em garantir suas próprias tatuagens com aparência de veias.

A tendência foi amplamente inspirada por celebridades como Billie Eilish e Phoebe Bridgers aderindo e tatuando a pele. O cibersigilismo combina a era digital com os tradicionais “sigilos” — uma referência a um símbolo que é considerado possuidor de poderes mágicos.

Um vídeo do TikTok, que já acumulou 27 milhões de visualizações, mostra tatuadores do estúdio Markd em Sydney respondendo o que eles acreditam ser as tatuagens favoritas da Geração Z.

As tatuagens variam, mas tendem a ser caracterizadas por linhas finas e ângulos agudos que se transformam em formas orgânicas, como corações e árvores. Frequentemente, os visuais simbólicos lembram veias.

As tatuagens de cibersigilismo supostamente representam os objetivos e desejos de quem os usa — mas não podem ser apagados depois de alcançados. Acredita-se que os designs sejam incutidos com as intenções do usuário, que são então enviadas por meio de tecnologia, onde são impressas e esboçadas na pele.

Embora a maioria dos desenhos sejam feitos com tinta preta, alguns amantes de tatuagens aventureiros optaram por ter seus desenhos “tribais” esboçados em branco.

A cantora Phoebe Bridgers tem um dos bizarros desenhos farpados no quadril, enquanto Dua Lipa tem um no bíceps do braço. Em setembro do ano passado, Billie Eilish arrasou com uma enorme tatuagem de cibersigilo cobrindo todas as suas costas.

A cantora canadense Grimes também tem uma série de cibersigilos, incluindo esboços avermelhados nas costas e pernas.

Vários apaixonados por tinta expressaram sua admiração pela tendência, embora alguns tenham notado suas semelhanças com os designs da década de 1990. Um internauta escreveu: “Cybersigilism é a nova tatuagem tribal. Dê alguns anos e você vai olhar para elas da mesma forma que olha para pais de meia-idade com tatuagens tribais.”

@markdtattoo Cybersigilism popping off thanks to Gen Z #tattoostyles #populartattoo #sydneytattooartist ♬ original sound – MARKD | Sydney Tattoos

Um segundo concordou, escrevendo: “Não vejo nada futurístico nisso. Vejo 1996. Parecem pinturas de Geiger. Você conhece o cara que projetou o alienígena do filme.”

Um amante do cibersigilismo não conseguiu entender a crítica, dizendo: “Qual é o ódio com a tatuagem tribal. Elas parecem tão boas.”

Imagem de Capa: Grimes





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!