Oftalmologista explica as verdadeiras razões pelas quais seu olho “treme”

Um oftalmologista explicou a razão pela qual tantos de nós temos espasmos oculares aleatórios – e se isso é ou não um motivo para grande preocupações.

Estamos vivendo nossas vidas cotidianas e, de repente, um de nossos olhos começa a apresentar um incômodo tremor nas pálpebras.

Muitas vezes isso acontece tão rápido que nossos olhos param de tremer antes mesmo de termos tempo de nos perguntar se mais alguém percebeu. Mas você já quis saber por que sua pálpebra às vezes treme?

Durante uma entrevista ao podcast Diário de um CEO, de Steven Bartlett, o médico oftalmologista Dr. Joseph Allen explicou esse fenômeno, revelando a razão por trás desses espasmos musculares.

“De vez em quando minha pálpebra começa a tremer. O que é isso?”, questionou Bartlett, ao que o Dr. Allen revelou que é devido a uma condição chamada “mioquimia palpebral”.

O que é Mioquimia Palpebral?

Não se deixe intimidar pelo nome estranho e que parece científico: a mioquimia palpebral é uma condição muito comum e não há nada a temer.

A mioquimia é causada por uma breve contração involuntária dos músculos das pálpebras. Embora os espasmos oculares possam ser incômodos, eles quase nunca são motivo de preocupação.

Por que isso acontece?

Dr. Allen revelou que as contrações musculares na pálpebra eram chamadas de “olho trêmulo de estudante de medicina”, pois a condição é mais provável de acontecer com alguém que está se sentindo “estressado”.

“Geralmente são pessoas estressadas”, explicou. “Pessoas que não estão dormindo muito bem e bebendo muitos estimulantes.”

O médico continuou revelando que frequentemente vê pacientes que vêm consultá-lo reclamando de tremores nos olhos enquanto consomem uma “bebida energética”.

Espasmos nas pálpebras podem ser sinal de algo sério?

Embora Allen tenha explicado que a maioria das pessoas que apresentam espasmos nos olhos não tem nada com que se preocupar, ele acrescentou que uma pequena porcentagem de casos pode ser causada por uma condição rara chamada blefaroespasmo.

Este é um distúrbio neurológico em que as pálpebras de uma pessoa “fecham involuntariamente” e ocorre em ambos os olhos ao mesmo tempo. Os tratamentos para esta condição incluem injeções de botox ou até mesmo cirurgia.

No entanto, Allen foi rápido em acrescentar que a grande maioria das pessoas que têm um olho trêmulo ocasional não precisa se preocupar. “Durma mais, pare de beber tanta cafeína e tente controlar seus níveis de estresse”, acrescentou.

Imagem de Capa: Reprodução/Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!