Você está procurando um corte de carne que possui maciez, sabor e um preço acessível? Provavelmente, o shoulder pode ser a solução perfeita.
Esse corte bovino, originário da paleta, está ganhando cada vez mais espaço na preferência dos brasileiros, especialmente nos churrascos. Desse modo, podendo substituir a tradicional picanha em muitas ocasiões.
Com um excelente custo-benefício, o shoulder é uma escolha estratégica tanto para churrasqueiros experientes quanto para consumidores em busca de uma carne saborosa e econômica.
Portanto, neste artigo iremos explorar os motivos desse corte estar conquistando a todos.
O que é o shoulder?
A parte dianteira do boi fornece o shoulder, também chamado de raquete ou “ombro” em inglês. Esse corte aparece em duas versões:
- Shoulder “red”: Sem capa de gordura, para quem busca um corte mais magro e leve;
- Shoulder com gordura: Ideal para quem prefere um sabor mais marcante e suculento.
Esse corte possui fibras curtas e textura macia, o que o torna versátil na hora de preparar pratos diversos. Seja na grelha, assado ou ensopado, o shoulder garante sabor e maciez.
Contudo, a popularidade do shoulder não é à toa. Esse corte de carne custa em média R$104,00 o quilo. Enquanto o quilo da picanha angus pode custar R$ 179,00
Outro fator muito importante seria a sua maciez e sabor. Mesmo sendo mais barato, o shoulder oferece uma experiência gastronômica nobre, agradando até os paladares mais exigentes.
De acordo com o proprietário da boutique de carnes The Bife no Rio de Janeiro, Rossano Mendonça da Silva, nos últimos cinco anos, o shoulder se tornou uma das carnes mais procuradas pelos consumidores.
Além do preço, o sabor excepcional e a textura fazem desse corte uma opção irresistível para o churrasco e outras receitas.
Outras carnes que são boas alternativas à picanha
Além do shoulder, existem outros cortes que vêm ganhando espaço pela qualidade e custo-benefício. Confira alguns exemplos:
1. Fraldinha
Com fibras longas e sabor marcante, a fraldinha é ótima para churrascos e assados. Além de ser mais barata que a picanha, também pode ser utilizada em outras receitas com ótimo equilíbrio entre carne e gordura.
2. Maminha
Extraída da parte traseira do boi, a maminha é conhecida pela maciez e por ser uma carne versátil. Portanto, ela fica deliciosa quando grelhada, assada ou cozida.
3. Patinho
Embora seja um pouco mais firme, quando bem preparado, o patinho pode se tornar suculento e saboroso. É bastante usado para bifes, assados e carne moída, além de ser mais econômico que a picanha.
4. Coxão mole
Esse corte é conhecido por ser um dos mais macios da traseira do boi. Dessa forma, sendo ideal para bifes, assados e cozidos.
5. Acém
O acém é retirado da parte dianteira e é um dos cortes mais econômicos. Quando preparado corretamente, pode ficar extremamente macio. No entanto, é indicado para ensopados, assados e carne moída.
6. Filé de costela (Entrecôte)
O entrecôte, ou filé de costela, possui gordura entremeada que proporciona suculência e sabor. Por isso, é uma ótima opção para grelhas e churrascos.
7. Cupim
Com muita gordura entremeada, o cupim precisa de longas horas de cocção para alcançar o ponto ideal de maciez. Desse modo, sendo perfeito para churrascos e receitas na brasa.
Imagem de Capa: Canva