Neste mês de novembro, para alegria dos fãs de astronomia, haverá a presença da Superlua, uma chuva de meteoros e várias conjunções astronômicas. Portanto, se prepare para admirar esses espetáculos celestiais que vão acontecer ao longo do mês.
Na madrugada do dia 4 irá acontecer o primeiro fenômeno. A Lua se aproximará de Vênus, o planeta mais brilhante do céu e será visível de várias regiões. Desse modo, oferece uma bela oportunidade para observadores e fotógrafos registrarem o evento.
Além disso, a última Superlua de 2024 ocorrerá entre os dias 15 e 16 de novembro. Durante esse período, a Lua parecerá 6,5% maior e 12,8% mais brilhante que o normal. A Superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, proporcionando uma visão deslumbrante do nosso satélite natural.
Entre os dias 6 e 30 de novembro, será visível a tradicional chuva de meteoros Leonídeos. Com pico esperado para o dia 17, os Leonídeos poderão surpreender os observadores, com uma média de até 10 meteoros por hora.
Então, para ter a melhor visualização, dirija-se a locais escuros, longe de luzes artificiais, e observe em direção à constelação de Leão.
No entanto, a presença da Superlua em meados do mês poderá ofuscar parte do espetáculo. A luz mais intensa da Lua pode dificultar a observação de meteoros menos brilhantes, mas com sorte e paciência, ainda será possível vislumbrar o show.
Conjunções astronômicas e atrações celestes
Novembro traz também conjunções astronômicas fascinantes. Logo no dia 2, uma rara conjunção entre a Lua, Mercúrio, Vênus e a estrela Antares ocorrerá no início da noite, visível na direção oeste.
Este quarteto de corpos celestes ficará posicionado nas constelações de Libra e Escorpião.
Outros encontros especiais incluem:
- Dia 4: Lua e Vênus, juntos na constelação de Ofiúco.
- Dia 10: Lua e Saturno em Aquário, criando uma bela cena no meio da noite.
- Dia 9: Mercúrio e Antares formarão um par visual ao anoitecer.
- Dia 16: Urano estará em oposição ao Sol, ficando visível durante toda a noite, mas é preciso um céu bem escuro e binóculos para vê-lo na constelação de Touro.
- Dias 17 e 20: Conjunções da Lua com Júpiter e Marte, nas constelações de Touro e Câncer, respectivamente.
Dicas para aproveitar ao máximo
Para ter uma ótima experiência, busque locais com pouca luz ou nenhuma iluminação. É importante checar a previsão do tempo para evitar noites nubladas, que podem atrapalhar a observação dos fenômenos.
Com uma série de eventos astronômicos, novembro se revela um mês imperdível para os amantes do céu. Prepare-se para registrar a Superlua, a chuva de meteoros Leonídeos e as fascinantes conjunções astronômicas que marcarão o último grande espetáculo celeste do ano.
Imagem de Capa: Canva