Especialistas alertam sobre os riscos das bebidas ‘zero açúcar’: Entenda os riscos

As bebidas sem açúcar têm ganhado popularidade como uma alternativa supostamente mais saudável aos refrigerantes tradicionais. Essas bebidas contém menos calorias e prometem ajudar com a perda de peso ou no controle do consumo de açúcar.

Contudo, a nutricionista Sandra Moñino, alerta que nem tudo é tão simples quanto parece. Dessa forma, em seu podcast “Con Jengibre y Limón”, ela destaca os perigos de consumir bebidas adoçadas artificialmente, conhecidas como “zero”.

Segundo a nutricionista, essas bebidas podem conter adoçantes artificiais em níveis preocupantes. Substâncias como acessulfame-K, aspartame e ciclamato adoçam até 600 vezes mais que o açúcar comum e aparecem amplamente em alimentos e bebidas, mas carregam riscos potenciais à saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), reduzir o consumo de açúcares livres para menos de 10% da ingestão calórica diária pode ajudar a prevenir problemas como obesidade e diabetes. No entanto, a substituição do açúcar por adoçantes artificiais pode trazer consequências inesperadas.

Os efeitos colaterais dos adoçantes

Embora a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos aprove o uso de muitos adoçantes artificiais, existem preocupações crescentes sobre os possíveis efeitos negativos no corpo.

Portanto, estudos indicam que o consumo excessivo de adoçantes podem:

  • Aumentar o apetite: Eles podem levar ao consumo de alimentos mais calóricos, contrariando a ideia de controle de peso.
  • Contribuir para o ganho de peso: O uso de adoçantes está relacionado ao aumento da ingestão calórica em algumas pessoas.
  • Elevar o risco de diabetes tipo 2: Um estudo apontou uma ligação entre adoçantes artificiais e o desenvolvimento dessa condição metabólica.

Além disso, o uso de adoçantes como ciclamato é proibido em alguns países devido a preocupações com possíveis efeitos nocivos à saúde. No entanto, ainda é permitido em outros locais.

Sandra Moñino também chamou atenção para o consumo excessivo de refrigerantes, especialmente entre crianças. Uma única lata de refrigerante pode conter até 40 gramas de açúcar, o equivalente a quase 10 colheres de chá.

Portanto, mesmo as versões “zero”, podem causar um impacto negativo devido à alta concentração de compostos químicos.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!