Guardar alimentos na geladeira é uma prática comum para conservar o frescor e evitar desperdícios. No entanto, alguns alimentos não só perdem suas propriedades quando refrigerados, como também podem se tornar tóxicos.
Portanto, a nutricionista clínica Jhanvi Sanghvi, revela três alimentos que nunca devem ser guardados na geladeira.
1. Cebolas
As cebolas não devem ser refrigeradas porque a umidade do ambiente pode estimular o crescimento de mofo. De acordo com a nutricionista, ao colocar a cebola na geladeira, você cria um terreno fértil para a produção de micotoxinas, substâncias químicas perigosas que podem causar náuseas, cólicas e diarreia.
Então, para que isso não ocorra, armazene as cebolas em locais frescos, secos e escuros, como armários bem ventilados.
2. Alho
Ao armazenar o alho na geladeira, ele tende a brotar e a ficar com uma textura borrachuda, perdendo sabor e aroma. Além disso, o ambiente frio pode favorecer o desenvolvimento de mofo, prejudicando sua qualidade e oferecendo riscos à saúde.
Por isso, é recomendado manter o alho em locais secos e bem arejados.
3. Batatas
Não se deve armazenar batatas na geladeira, pois pode fazer com que os amidos se transformem em açúcares, alterando o sabor e a textura.
Cozinhar as batatas em altas temperaturas pode resultar na formação de acrilamida, um composto associado ao risco de câncer. Apesar de debates entre especialistas sobre essa ligação, é mais seguro guardar batatas em locais frescos e secos, longe da luz direta.
Alimentos que perdem qualidade na geladeira
Existem outros alimentos que ao refrigerá-los, eles perdem suas propriedades por conta do frio.
- Bananas: O ambiente refrigerado interrompe o amadurecimento natural, deixando a fruta com aparência escura e textura mole. O ideal é mantê-las na fruteira.
- Gengibre: A refrigeração resseca a raiz, reduzindo seu frescor e sabor. Para preservar suas propriedades, guarde o gengibre em temperatura ambiente.
Ao armazenar alimentos, é essencial conhecer suas necessidades específicas para preservar sabor, textura e, principalmente, a segurança alimentar. Por isso, consulte especialistas em nutrição para orientar sua rotina e evitar problemas de saúde associados a práticas inadequadas de armazenamento.
View this post on Instagram
Imagem de Capa: Reprodução/Canva