Ao final de 2024, o céu noturno será palco de um raro evento astronômico: a Lua Negra. Portanto, nos dias 30 e 31, será possível ver esse fenômeno lunar único, que marcará o encerramento do ano.
Dessa maneira, oferecendo aos entusiastas da astronomia uma oportunidade especial de observar o céu de forma diferente.
O que é uma Lua Negra?
A Lua Negra segue o mesmo conceito da Lua Azul no ciclo lunar. No entanto, a Lua Azul está relacionada às luas cheias, já a Lua Negra foca no surgimento das luas novas.
Uma Lua Negra pode ser definida de duas formas:
- Definição sazonal: A terceira lua nova em uma estação que possui quatro luas novas.
- Definição mensal: A segunda lua nova em um único mês do calendário.
A Lua Negra que encerrará 2024 se enquadra na segunda definição, sendo uma ocorrência relativamente mais comum. Essas Luas Negras “mensais” acontecem aproximadamente a cada 29 meses, enquanto as “sazonais” ocorrem cerca de uma vez a cada 33 meses.
Quando acontecerá a Lua Negra?
O início do fenômeno ocorrerá no dia 30, às 18h26 (horário de Brasília). Dependendo da sua localização, ela pode ser registrada nos dias 30 ou 31.
Embora seja um evento raro, a Lua Negra não é visível no céu noturno. Como qualquer lua nova, ela ocorre quando a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol, de forma que o lado iluminado pelo Sol está voltado para longe da Terra.
Dessa maneira, tornando a Lua “invisível”, deixando o céu mais escuro do que o normal.
Contudo, mesmo que você não consiga a observar, sua ausência cria uma oportunidade perfeita para observar as estrelas. Com menos luz lunar interferindo, o céu fica mais escuro, permitindo uma visão mais clara de estrelas, constelações e outros objetos celestes.
As Luas Negras são infrequentes, mas não tão raras quanto outros eventos astronômicos. A última Lua Negra “mensal” aconteceu em 19 de maio de 2023, enquanto a próxima Lua Negra “sazonal” está prevista para 2026.
Portanto, não perca esse evento da Lua Negra, que irá te proporcionar uma experiência inesquecível de observação.
Imagem de Capa: Canva