Ativistas dos direitos dos animais chocam ao afirmar que Marrocos executará 3 milhões de cães para Copa do Mundo

A próxima Copa do Mundo será no ano que vem, campeonato em que seleções de times de futebol do mundo todo se enfrentarão em três países da América do Norte. No entanto, o Marrocos já começou a se preparar para sediar o grande evento que só acontecerá daqui a cinco anos, em 2030.

No entanto, parte desses preparativos supostamente inclui a “eliminação” de cães das ruas do país; um processo que ativistas dos direitos dos animais afirmam estar sendo totalmente cruel.

De acordo com a Pets Magazine, o país do norte da África alegou à FIFA que as execuções cessaram em agosto de 2024. No entanto, a conservacionista e ativista Dra. Jane Goodall se uniu à Coalizão Internacional de Proteção ao Bem-Estar Animal (IAWPC) para uma posição, já que as supostas “remoções” continuam em andamento.

A Dra. Goodall compartilhou suas preocupações em uma carta aberta ao Secretário Geral da FIFA, Mattias Grafström, dizendo: “Fiquei absolutamente chocada ao ver que as autoridades marroquinas estão se envolvendo em matanças em larga escala de cães de rua para tornar os locais da Copa do Mundo mais ‘apresentáveis’ para visitantes estrangeiros.”

“Os fãs de futebol, muitos dos quais são amantes de animais, sem dúvida reagirão com apelos para boicotar o país e pressionar patrocinadores como a Qatar Airways a se retirarem. Se vocês não agirem, a FIFA será conhecida por sua cumplicidade em um ato horrível de barbárie – sob sua supervisão.”, acrescentou a ativista.

A Dra. Goodall pediu à FIFA que suspenda os direitos do Marrocos de sediar o torneio mundial de futebol até que a crueldade seja de fato interrompida, enquanto Les Ward, presidente da IAWPC, encorajou a associação a “intervir urgentemente”.

“Condições obrigatórias devem ser impostas ao Marrocos para proteger cães de rua e de donos, e um programa de gerenciamento humano deve ser introduzido. Não agir deve resultar na perda do status de coanfitrião pelo Marrocos”, disse Ward.

Em uma publicação compartilhada em sua página do Instagram, a IAWPC fez uma homenagem aos cães marroquinos, pedindo que todos acendessem uma vela em seus nomes. “Lamentamos muito sua perda enquanto lamentamos com nossa comunidade global de ativistas dos direitos dos animais.”, dizia o post.

Imagem de Capa: Reprodução IAWPC/FIFA





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!