Um homem de 40 anos, da Flórida, EUA, mudou drasticamente sua alimentação ao começar a aderir uma dieta carnívora para perder peso e ter mais disposição, no qual ele compartilhava sua rotina sua rotina nas redes sociais.
No entanto, o resultado foi inesperado: o colesterol dele chegou a níveis tão altos que ele começou a ‘vazar’ gordura pelas mãos. Ele procurou atendimento médico depois que caroços amarelos surgiram em suas mãos, pés e cotovelos.
O caso, publicado no JAMA Cardiology, afirma que os médicos descobriram que o paciente desenvolveu xantelasma, que é uma condição que se caracteriza por um acúmulo de gordura e colesterol na pele. Ou seja, ele estava realmente ‘vazando’ colesterol e gordura pelas extremidades.
Ao tentarem entender como ele tinha chegado a essa situação, o paciente contou que estava há oito meses fazendo uma dieta onde o cardápio tinha alta ingestão de gorduras, incluindo cerca de quatro quilos de queijo, tabletes inteiros de manteiga e gordura adicional incorporada em seus hambúrgueres diariamente.
Ele contou aos médicos que sua rotina alimentar fez com que ele emagrecesse, se sentisse mais disposto e dado maior clareza mental. Mas os médicos viram sua saúde afetada ao analisar seus exames: os níveis de colesterol dele estavam até cinco vezes mais altos do que o recomendado.
“Este caso destaca o impacto dos padrões alimentares nos níveis de lipídios e a importância do controle da hipercolesterolemia para prevenir complicações”, escreveram os especialistas no artigo.
A quantidade de gordura da dieta era tão excessiva que chegou a um ponto limite. Desta forma, esse caso é um alerta às pessoas.
O colesterol é uma gordura que todos nós temos no corpo, mas quando em níveis altos, faz com que se formem placas de gordura que pode obstruir e agredir as artérias – que são vasos que transportam sangue do coração para os órgão e tecidos.
Entretanto, milhares de mortes no mundo todo são causadas por doenças relacionadas ao colesterol alto, e o infarto e AVC são as principais causas, por exemplo.
De acordo com especialistas há um fator genético em alguns casos de pacientes com hipercolesterolemia, mas a principal causa do aumento do colesterol é a dieta, principalmente a ingestão de alimentos com alto teor de gordura saturada, como os ultraprocessados.
Imagem de Capa: JAMA Cardiology