
Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um novo Papa é vista por nós. Inalterada há séculos, somente cardeais com direito a voto reúnem-se na Capela Sistina, no Vaticano, com porta fechada, sem contato com o exterior, para eleger o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica.
Desta forma, só podemos ver o momento em que as células dos votos são queimadas, libertando uma fumaça que é visível do lado de fora. Se for preta, quer dizer que os cardeais não chegaram a nenhuma escolha, se for branca, quer dizer que um novo Papa foi escolhido.
Desta forma, o filme “Conclave”, dirigido por Edward Berger, leva os espectadores para dentro de um dos eventos mais misteriosos e antigos do mundo: a eleição de um novo Papa.
Como é o filme e onde assistir?
Lançado em 2024, “Conclave” conquistou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2025 e recebeu outras sete indicações, consolidando-se como uma obra de destaque no cinema contemporâneo.
Baseado no romance homônimo de Robert Harris, a produção combina suspense, intrigas políticas e uma ambientação visualmente rica para retratar o processo de escolha do novo líder da Igreja Católica.
Com um elenco de estrelas, liderado por Ralph Fiennes, Stanley Tucci, John Lithgow e Isabella Rossellini, o filme não apenas cativa pela narrativa, mas também desperta curiosidade sobre como são os procedimentos reais do Vaticano.
“Conclave” se destacou especialmente após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, reacendendo o interesse pelo filme, que oferece uma visão dramatizada, mas fundamentada, do que ocorre durante a sede vacante – o período em que a Igreja Católica fica sem um pontífice.
O filme está disponível no Amazon Prime Video após um período de exibição no Peacock e uma breve janela de aluguel pago. Além disso, também está disponível para compra ou aluguel em outras plataformas, como Apple TV, Fandango at Home e Google Play.
Veja o trailer de “Conclave”, a seguir:
Imagem de Capa: Reprodução