Reflexão

A gente sobrevive, sim, mas nem sempre volta a ser inteiro

Às vezes, a vida nos tira o que ou quem temos de mais precioso, trazendo-nos uma perda por demais dolorosa, cujas marcas estarão impressas em nossa alma enquanto vivermos. Poderemos até voltar a sorrir, a sonhar, a ser alguém que segue em frente, mas a carga das cicatrizes enraizadas estará ali, silenciosamente presente.

Apenas sobreviveremos nesse mundo caótico e violento de hoje, caso consigamos manter a fé e a esperança de que dias melhores virão, de que ainda é possível confiar nos seres humanos. Mesmo assim, existem momentos tão devastadores na vida da gente, que nos machucam fundo na alma, tornando-nos mais fortes, porém menos inteiros.

“Às vezes, a vida nos tira o que ou quem temos de mais precioso (…)”

Às vezes, a vida nos tira o que ou quem temos de mais precioso, trazendo-nos uma perda por demais dolorosa e pungente e cujas marcas estarão impressas em nossa alma enquanto vivermos. Poderemos até voltar a sorrir, a sonhar, a ser alguém que segue em frente, mas a carga das cicatrizes enraizadas estará ali, silenciosamente nos cutucando por dentro, não o tempo todo, mas sempre presente.

A saudade de um filho que partiu, o sofrimento de um ente querido que agoniza, a perda de tudo o que foi conquistado, às duras penas, por conta de fenômenos naturais, um evento que deforma e mutila, um desemprego que perdura por anos a fio, uma traição descomunal de um amor, de um amigo, de um sócio, por exemplo, aniquilam nossa autoestima, devastam nosso emocional, deixando marcas indeléveis.

O pior disso tudo é que hoje se cobra muito uma felicidade explícita, um sorriso frequente, como se fôssemos obrigados a estar bem o tempo todo. Logicamente, não poderemos nos abrir sempre e para quem quer que seja pois, a maioria das pessoas nos pergunta como estamos por mera formalidade, porém, forçar um estado de espírito que não condiz com o que realmente estamos sentindo nos faz muito mal.

“(…) aquela parte de nós que sobreviveu terá a certeza de que o amor verdadeiro é mais forte do que tudo (…)”

Daí a necessidade de construirmos um relacionamento sincero e saudável com as pessoas que nos são caras, pois as lembranças felizes e especiais nos servirão como alento e motivação para que retomemos as forças, no sentido de continuarmos a acordar com o propósito de buscar a felicidade, ainda que sigamos incompletos. Se nada será como antes, pelo menos aquela parte de nós que sobreviveu terá a certeza de que o amor verdadeiro é mais forte do que tudo, protegendo-nos contra a demora exagerada nas escuridões de nossa alma.

Por: Prof. Marcel Camargo

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Alerta: Nunca pesquise essa frase na internet, você pode ser hackeado

Recentemente, uma nova onda de ciberataques está utilizando estratégias sofisticadas para enganar usuários curiosos e…

2 dias ago

Fãs dividem opinião ao ser confirmado Lady Gaga no elenco da 2ª temporada de ‘Wandinha’: “Não façam disso um musical também!”

Recentemente, o Entertainment Weekly surpreendeu a todos ao revelar que a aguardada segunda temporada de…

2 dias ago

Frases cruéis de mães tóxicas que podem destruir sua autoestima, segundo especialistas

Crescer com uma mãe tóxica pode deixar marcas profundas que persistem na idade adulta. Algumas…

2 dias ago

WhatsApp testa nova ferramenta que poderá acabar com as desculpas das pessoas que “não podem ouvir áudio”

O WhatsApp, uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo, está desenvolvendo uma nova…

2 dias ago

Sempre joguei fora a tampa do óleo de cozinha até descobrir para que ela realmente servia

Quantas vezes você abriu uma nova garrafa de óleo, retirou aquela tampinha plástica e a…

2 dias ago

Essas 2 séries da Netflix são ‘verdadeiros alertas’ ao mostrar que nem sempre as pessoas são quem parecem ser

Se você adora histórias reais cheias de tensão e reviravoltas, a Netflix tem dois documentários…

2 dias ago