Pode ainda não ter reparado, mas existem cada vez mais casas construídas em madeira em Portugal. Outrora vistas como exóticas, menos robustas, ou típicas de outros climas, as casas de madeira são hoje mais populares e comuns em todo o país.
Se está a ponderar apostar neste tipo de construção, existem algumas informações que deve ter em consideração sobre a utilização da madeira como material de construção. Neste artigo iremos apresentar as principais vantagens e desvantagens associadas à utilização deste material natural como elemento primário de construção.
Existem diversos motivos que tornam as habitações construídas em madeira especialmente atrativas. Algumas das principais vantagens são:
As habitações domésticas representam uma grande parte das necessidades energéticas a nível global. Na prática, isto quer dizer que estas construções emitem uma parcela considerável dos gases de estufa que diariamente são enviados para a atmosfera.
Também no nosso país, este problema é relevante, já que a maioria das casas construídas através dos métodos tradicionais não possui um bom nível de isolamento térmico. Isto resulta em maiores gastos mensais com o aquecimento e/ou arrefecimento da casa.
A madeira é um material que se destaca por apresentar propriedades físicas que resultam num bom nível de isolamento. Adicionalmente, as casas de madeira construídas por empresas mais reputadas, como https://maestrocasas.pt/ oferecem também a possibilidade de se instalar câmaras de isolamento térmico nas parede e telhado, proporcionando assim um maior nível de conforto térmico.
Ao contrário do que se pode pensar, a madeira é um material de construção extremamente flexível e versátil. Hoje, encontramos casas de madeira com diversos tipos de arquitetura: do rústico ao contemporâneo.
Optando pela madeira, a liberdade criativa é praticamente ilimitada.
A construção de uma habitação, seja qual for o material selecionado, representa sempre uma despesa assinalável para a maioria das famílias. Ao optar por uma casa prefabricada em madeira, o interessado pode conseguir uma poupança de cerca 30%, em relação aos métodos de construção tradicionais.
Acreditamos que é inegável que as casas de madeira oferecem hoje muito mais vantagens do que desvantagens. Aliás, a cada vez maior popularidade deste tipo de construção está relacionada com o reconhecimento da qualidade e dos benefícios que as habitações construídas em madeira oferecem. Contudo, como acontece tudo na vida, existem algumas particularidades que deve conhecer antes de tomar uma decisão final.
A principal desvantagem relativa à utilização da madeira como material de construção principal diz respeito à necessidade de manutenção regular.
As casas de madeira, quando bem construídas, oferecem uma beleza estética difícil de igualar. Contudo, para manter uma casa de madeira com excelente aspeto e também para manter a sua robustez estrutural é necessário garantir que manutenção é feita de forma frequente. Humidade, fungos e bolor são fortes inimigos da madeira.
De realçar que empresas especializadas como a https://maestrocasas.pt/ disponibilizam também um serviço de tratamento da madeira, que assegura desde logo uma maior proteção.
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…