De acordo com alguns psicólogos, não é o dia em que você nasceu que molda sua personalidade, mas sua ordem de nascimento.
Existe uma série de teorias sobre isso, mas a maioria gira em torno do fato de que os pais criarão seus filhos de forma diferente, dependendo do seu nível de experiência como pais.
Junte isso ao relacionamento com seus outros irmãos, e parece haver alguma validade nisso. Isso também pode explicar em parte como irmãos, que compartilham todos os mesmos genes e os mesmos pais, podem crescer com personalidades tão variadas.
De muitas maneiras, o primogênito “ensina” seus pais como ser pais. Frequentemente, isso significa que eles abordarão muitas decisões com cautela e usarão muita tentativa e erro em seu estilo parental.
Os novos pais tendem a ser um pouco exagerados e geralmente são muito atenciosos. Eles geralmente são mais rigorosos ao impor regras e seguem muito as regras. Por esse motivo, alguns especialistas dizem que isso pode fazer com que o primogênito seja mais inteligente e perfeccionista.
Eles geralmente estão ansiosos para agradar seus pais e tendem a amadurecer muito rapidamente. No entanto, isso às vezes pode torná-los inflexíveis e hesitantes em sair de sua zona de conforto.
Algumas características do primogênito são:
Com um segundo filho, os pais agora têm que dividir seu tempo entre duas crianças. Isso significa que eles podem ser um pouco menos atenciosos e possivelmente menos rigorosos sobre as regras.
Em alguns casos, isso pode fazer com que o segundo filho seja um bajulador, já que ele pode não receber tanta atenção quanto seus irmãos mais velhos ou mais novos. Por essa razão, os filhos do meio podem ser mais sociais ou populares entre seus pares.
Os filhos do meio tendem a ter uma personalidade mais do tipo “vai com os outros”. Isso ocorre possivelmente porque eles estão constantemente negociando e se comprometendo para se encaixar na família.
Eles também tendem a formar laços mais fortes com seus colegas, já que recebem menos atenção em casa. Às vezes, no entanto, os filhos do meio podem ter dificuldade porque sentem que não são valorizados.
Alguns traços de personalidade dos filhos do meio são:
O filho mais novo da família tende a ser o mais livre-espírito. Isso provavelmente ocorre porque seus pais adotaram um estilo de criação muito mais relaxado do que o usado com seus irmãos mais velhos.
De acordo com alguns psicólogos, os caçulas nem sempre são os mais fortes ou os mais inteligentes, então eles ganham atenção de outras maneiras. Eles tendem a ser mais extrovertidos e sociáveis, e mais abertos a experiências não convencionais.
No entendo, os mais novos podem às vezes lutar é sentir que nada do que eles fazem é importante.
Alguns traços de personalidade do filho mais novo podem ser:
Filhos únicos estão em uma posição única. Eles são os únicos receptores da atenção e dos recursos dos pais por toda a vida. Isso significa que todo o apoio (e expectativas) dos pais repousa sobre seus ombros. Isso, como você pode imaginar, pode ser algo bom e ruim.
Traços de personalidade de filhos únicos podem ser:
Imagem de Capa: Canva
Uma ilusão de ótica peculiar está deixando as pessoas confusas, enquanto tentam decifrar um detalhe…
Você já reparou naqueles furos extras na parte superior dos seus tênis? Se você sempre…
Muitos motoristas não sabem o real significado dos símbolos que aparecem no painel de seu…
Um piloto mirim holandês chocou fãs do esporte ao morrer nos primeiros dias de 2025,…
O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com…
A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo…