A verdadeira razão pela qual o Papai Noel usa vermelho pode surpreendê-lo – e não é por causa da Coca-Cola

O bom velhinho conhecido ao redor de todo o mundo na época do Natal é também famoso por sempre aparecer nos anúncios de Natal da Coca-Cola, e faz isso há quase 100 anos.

Antes disso, a Coca-Cola era vista como uma bebida refrescante para ser consumida apenas no verão. Desta forma, Haddon Sundblom, que fazia parte da equipe de marketing da empresa na época, decidiu criar um anúncio de Natal com o Papai Noel vestindo roupas vermelhas, no qual combinava perfeitamente com o rótulo vermelho da Coca-Cola.

Desde então, muitas pessoas presumiram que é por isso que o Papai Noel usa roupas vermelhas – mas na verdade pode ser por outros motivos.

Dizem que o Papai Noel é baseado em São Nicolau, cujo túmulo teria sido descoberto recentemente na antiga cidade de Mira por arqueólogos. Vídeos da tumba sendo analisada por especialistas rapidamente se tornaram virais, pois eles pareciam medir o sarcófago de calcário com um bastão de doces.

Quem era São Nicolau?

São Nicolau foi um bispo cristão do século IV no qual afirmam que distribuía presentes aos pobres usando vestes vermelhas. Reforçando o elemento cristão da roupa vermelha, o vermelho simboliza o sangue da crucificação de Cristo, diz o TODAY.

Além das influências de São Nicolau, quem superou a Coca-Cola foi a revista Harper’s Weekly e um de seus colaboradores, Thomas Nast.

Segundo a BBC News, entre os anos de 1863 e 1886, a revista Harper’s Weekly publicou muitos desenhos de um de seus colaboradores, Thomas Nast. Muitos de seus desenhos do Papai Noel eram muito próximos do Papai Noel que conhecemos hoje.

“A partir dessas gravuras, o conceito da oficina do Papai Noel e a ideia de escrever cartas para ele também se desenvolveram”, acrescentou o meio de comunicação sobre a influência de Nast no Papai Noel que hoje conhecemos e vemos todos os anos.

Nast também desenhou sua versão do Papai Noel com uma barriga grande e redonda, muito parecida com o personagem rechonchudo e alegre que ainda enfeita os anúncios da Coca-Cola até hoje. Basicamente, houve um punhado de coisas que moldaram nosso Papai Noel moderno.

Falando sobre isso, Tom Glamon disse anteriormente à BBC: “O Papai Noel é uma criação evolucionária, influenciada pelo folclore, lendas e religião. Ele não ganhou vida em um determinado momento, completamente formado e vestindo um terno vermelho e branco. Foi somente no final do século XIX que a imagem agora reconhecida em todo o mundo se estabeleceu.”

Imagem de Capa: Canva/Coca-Cola Company





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!