Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que os adoçantes usados em refrigerantes zero açúcar são considerados “possivelmente cancerígenos para humanos”.
O adoçante em questão é o aspartame, encontrado em diversos produtos, como iogurtes, gomas de mascar e a Coca Diet. Dessa forma, a decisão se baseia em estudos realizados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), o braço de pesquisa sobre o câncer da OMS.
Após essa pesquisa, o IARC classificou o aspartame no Grupo 2B para riscos de câncer. Entretanto, nem todos concordam com essa classificação.
Contudo, a Associação Internacional de Adoçantes (ISA) afirma que a revisão do aspartame pela IARC não é cientificamente abrangente e se baseia em pesquisas amplamente desacreditadas. A ISA também ressalta suas preocupações com a revisão da IARC, alegando que ela pode enganar os consumidores.
Apesar dos desacordos, a classificação do aspartame como possível carcinógeno pode impulsionar mais pesquisas sobre o adoçante. Desse modo, a IARC acredita que futuras deliberações ajudarão agências, consumidores e fabricantes a chegarem a conclusões mais firmes.
Em relação ao consumo de refrigerantes, o Dr. Duane Mellor, da Aston University, adverte que a alta ingestão de qualquer tipo de refrigerante levará ao consumo de alimentos menos saudáveis. É importante ressaltar que a OMS publicou diretrizes aconselhando os consumidores a não ingerirem adoçantes sem açúcar para controlar o peso.
Imagem de Capa: Diet Coke
Recentemente, Florianópolis enfrentou uma forte chuva que resultou no desabamento de uma parte da Rua…
Ao andar pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, é comum ver tênis…
Recentemente, o Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, realizaram uma pesquisa que revelou um…
A polêmica sobre a idade de uma das participantes do BBB 25 veio à tona…
Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de…
A íris, a parte colorida do olho, é única – como uma digital. Desta forma,…