Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que os adoçantes usados em refrigerantes zero açúcar são considerados “possivelmente cancerígenos para humanos”.
O adoçante em questão é o aspartame, encontrado em diversos produtos, como iogurtes, gomas de mascar e a Coca Diet. Dessa forma, a decisão se baseia em estudos realizados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), o braço de pesquisa sobre o câncer da OMS.
Após essa pesquisa, o IARC classificou o aspartame no Grupo 2B para riscos de câncer. Entretanto, nem todos concordam com essa classificação.
Contudo, a Associação Internacional de Adoçantes (ISA) afirma que a revisão do aspartame pela IARC não é cientificamente abrangente e se baseia em pesquisas amplamente desacreditadas. A ISA também ressalta suas preocupações com a revisão da IARC, alegando que ela pode enganar os consumidores.
Apesar dos desacordos, a classificação do aspartame como possível carcinógeno pode impulsionar mais pesquisas sobre o adoçante. Desse modo, a IARC acredita que futuras deliberações ajudarão agências, consumidores e fabricantes a chegarem a conclusões mais firmes.
Em relação ao consumo de refrigerantes, o Dr. Duane Mellor, da Aston University, adverte que a alta ingestão de qualquer tipo de refrigerante levará ao consumo de alimentos menos saudáveis. É importante ressaltar que a OMS publicou diretrizes aconselhando os consumidores a não ingerirem adoçantes sem açúcar para controlar o peso.
Imagem de Capa: Diet Coke
Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…
Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…
Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…
Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…
Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…
Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…