As melhores pessoas que cruzam nossa vida são aquelas que nos inspiram a ser melhores o tempo todo. Pode ser um desconhecido senhor ou a pureza de uma criança. Pode ser um familiar ou uma grande amigo. São eles que nos mantém em paz em um mundo repleto de maldades e egoísmos.
Enquanto uns nos colocam para baixo, eles que são uma inspiração de luz em nosso destino. E, diante dos milhões de oportunidades de encontros nesse mundo afora, prefira apenas os positivos, com pessoas que fazem sua alma sorrir. Estas pessoas são:
1. Compreensivas mas não coniventes
Um dos mais importantes gestos de amor é entender a falha do outro sem concordar, estar junto, não para criticar, mas para ajudar a corrigir o erro. Pessoas assim nos ajudam a relembrar a luz que carregamos dentro da gente e nos mostram o quanto somos melhores do que os erros que cometemos. É o que buscamos quando falhamos, um lugar de luz para reencontrar nossa paz e não mais críticas e julgamentos.
2. Pessoas que brigam com você, mas por você
Os egoístas brigam com a gente porque não os mimamos. É sempre sobre eles. A vantagem que não lhes concedemos, o favor que não lhe fizemos, a divisão injusta que não aceitamos. Por outro lado, existem aquelas pessoas que, com sua indignação, tentam nos impedir de fazer mal a nós mesmos. Abrem os nossos olhos, relembram o nosso valor e principalmente nos enchem de amor-próprio porque nos mostram como nós mesmos devemos nos tratar. Essas pessoas nos inspiram a nossa alma porque, enquanto muitos não se importam, elas são capazes de mostrar que nos amam até quando brigam com a gente.
3. Boas, mas não bobas
A generosidade é um gesto de amor, a conivência, de submissão. Quando a pessoa não é boba, mas sabe ser altruísta, ela nos emociona porque nos coloca como merecedores de seu afeto e seu respeito nos inspirando a ser melhores sempre. E a gente se ama mais ainda, já que a bondade do outro em nossa vida reforça nossa autoestima. Diferente de uma pessoa boba, cuja generosidade é comprada ou aproveitada, quiça, mero interessismo. Por isso economize um “b”. Em vez das bobas, conviva com as pessoas boas.
4. Querem ser melhor que elas mesmas e não que você
As pessoas que buscam superar a si mesmo todos os dias nos inspiram a fazer o mesmo. Aqueles que querem ser melhores do que a gente, colocam em dúvida nosso valor, porque expõe uma relação de rivalidade e não de amor. Isso prejudica nossa autoestima porque imprime um olhar de derrota sobre nós, o que é escuridão em nosso caminho, uma ideia de que não somos capazes de ser amados. Livre-se dessas pessoas! Elas são fontes de energias negativas como inveja, fofocas, intrigas e enfraquecem o seu viver. As pessoas que inspiram luz na sua vida, assim o fazem porque preferem amar, em vez de ganhar de você.
E quando temos estas pessoas positivas ao nosso lado, defeitos viram detalhes, porque apesar de imperfeitos, como todos nós, são uma fonte inesgotável de luz em nossos destinos e nos inspiram a escrever uma história cada vez mais linda de vida. Escolher com quem conviver pode ser crucial para nossa saúde mental, por isso escolha as pessoas de luz, assim, em vez de ficar em depressão, acordará todos os dias com a alma sorrindo pronta para iluminar o mundo.
Por: Luciano Cazz
Imagem de capa: Vasyl Potochnyi no Pexels