A cidade de São Paulo enfrentará mais um temporal nos próximos dias. Recentemente, a cidade enfrentou uma tempestade que provocou um apagão generalizado e ventos intensos, os mais fortes registrados na cidade em quase três décadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial” para a capital paulista e cidades da Região Metropolitana. Dessa maneira, indicando a possibilidade de chuvas fortes, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
De acordo com o Inmet, entre os dias 16 e 20 de outubro, São Paulo deve enfrentar condições climáticas instáveis, com previsão de tempo nublado e pancadas de chuva isoladas.
Na quinta-feira (17), a previsão é de chuviscos leves, mas as chuvas devem ganhar força novamente na sexta-feira (18), com expectativa de trovoadas no sábado (19).
No entanto, a chuva irá atingir outras cidades como Taubaté, Sorocaba e Campos do Jordão. Taboão da Serra, uma das localidades mais atingidas pela última tempestade, também terá chuvas fortes e isoladas nos próximos dias.
Cidades de Campinas, Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo devem enfrentar condições adversas, assim como regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e partes do Sul e Sudoeste de Minas Gerais.
O volume de chuva previsto para essas áreas varia entre 20 e 50 milímetros, com rajadas de vento de até 60 km/h, além da possibilidade de granizo.
Chuvas em todo o país
Outras regiões do Brasil também enfrentam condições climáticas severas. No Centro-Oeste, cidades como Goiânia e Brasília devem enfrentar fortes chuvas e trovoadas.
A Bahia se destaca como o estado com maior precipitação esperada no Nordeste, com Salvador enfrentando dias chuvosos até o final da semana.
Já no Norte do país, as temperaturas permanecem altas, com Porto Velho e Boa Vista registrando máximas acima de 36°C, intercaladas com pancadas de chuva.
No sul do país, como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, terão temperaturas amenas com chuviscos leves e tempo nublado. Entretanto, as três capitais devem estar preparadas para possíveis rajadas de vento, que, segundo o Inmet, podem ser fortes.
Temporal anterior e seus impactos
Na semana passada, São Paulo enfrentou um temporal, sendo um dos mais intensos dos últimos 30 anos, com ventos que ultrapassaram 107 km/h, especialmente nas regiões oeste e sul da capital.
A tempestade causou um apagão que deixou milhares de pessoas sem eletricidade por dias. De acordo com a Enel, responsável pela distribuição de energia, mais de 100 mil imóveis ainda estavam sem luz até esta quarta-feira (16).
No entanto, não há previsão de quando o fornecimento será totalmente restabelecido.
Dessa forma, com essa nova tempestade a caminho, é necessário que a população tome medidas de precaução. Portanto, evite áreas abertas e busque abrigo seguro é essencial para reduzir os riscos associados aos ventos fortes, trovoadas e granizo.
A Defesa Civil recomenda que as pessoas fiquem atentas aos boletins meteorológicos e alertas emitidos pelas autoridades.
Imagem de Capa: Canva