A cidade de São Paulo enfrentará mais um temporal nos próximos dias. Recentemente, a cidade enfrentou uma tempestade que provocou um apagão generalizado e ventos intensos, os mais fortes registrados na cidade em quase três décadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial” para a capital paulista e cidades da Região Metropolitana. Dessa maneira, indicando a possibilidade de chuvas fortes, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
De acordo com o Inmet, entre os dias 16 e 20 de outubro, São Paulo deve enfrentar condições climáticas instáveis, com previsão de tempo nublado e pancadas de chuva isoladas.
Na quinta-feira (17), a previsão é de chuviscos leves, mas as chuvas devem ganhar força novamente na sexta-feira (18), com expectativa de trovoadas no sábado (19).
No entanto, a chuva irá atingir outras cidades como Taubaté, Sorocaba e Campos do Jordão. Taboão da Serra, uma das localidades mais atingidas pela última tempestade, também terá chuvas fortes e isoladas nos próximos dias.
Cidades de Campinas, Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo devem enfrentar condições adversas, assim como regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e partes do Sul e Sudoeste de Minas Gerais.
O volume de chuva previsto para essas áreas varia entre 20 e 50 milímetros, com rajadas de vento de até 60 km/h, além da possibilidade de granizo.
Outras regiões do Brasil também enfrentam condições climáticas severas. No Centro-Oeste, cidades como Goiânia e Brasília devem enfrentar fortes chuvas e trovoadas.
A Bahia se destaca como o estado com maior precipitação esperada no Nordeste, com Salvador enfrentando dias chuvosos até o final da semana.
Já no Norte do país, as temperaturas permanecem altas, com Porto Velho e Boa Vista registrando máximas acima de 36°C, intercaladas com pancadas de chuva.
No sul do país, como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, terão temperaturas amenas com chuviscos leves e tempo nublado. Entretanto, as três capitais devem estar preparadas para possíveis rajadas de vento, que, segundo o Inmet, podem ser fortes.
Na semana passada, São Paulo enfrentou um temporal, sendo um dos mais intensos dos últimos 30 anos, com ventos que ultrapassaram 107 km/h, especialmente nas regiões oeste e sul da capital.
A tempestade causou um apagão que deixou milhares de pessoas sem eletricidade por dias. De acordo com a Enel, responsável pela distribuição de energia, mais de 100 mil imóveis ainda estavam sem luz até esta quarta-feira (16).
No entanto, não há previsão de quando o fornecimento será totalmente restabelecido.
Dessa forma, com essa nova tempestade a caminho, é necessário que a população tome medidas de precaução. Portanto, evite áreas abertas e busque abrigo seguro é essencial para reduzir os riscos associados aos ventos fortes, trovoadas e granizo.
A Defesa Civil recomenda que as pessoas fiquem atentas aos boletins meteorológicos e alertas emitidos pelas autoridades.
Imagem de Capa: Canva
Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…
Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…
Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…
Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…
Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…
Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…