Um relatório publicado pela Which?, organização de proteção ao consumidor no Reino Unido, emitiu um aviso de segurança urgente aos proprietários de três marcas populares de airfryers.
Embora as fritadeiras a ar estejam disponíveis para compra desde 2010, o aparelho só se tornou realmente comum em nossas casas nos últimos anos, devido à sua maneira mais rápida e prática de cozinhar seus alimentos.
Atualmente, a maioria de nós cozinha — ou conhece alguém que cozinha — com uma air fryer regularmente. Desta forma, a Which? Fez uma avaliação de segurança dos eletrodomésticos inteligentes, e isso pode ser uma má notícia se você possui uma dessas marcas.
No relatório, intitulado “Por que minha fritadeira de ar está me espionando?”, o site revelou que havia testado vários aparelhos inteligentes, com suas descobertas relatando que três marcas – Aigostar, Xiaomi Mi Smart e Cosori CAF-LI401S – queriam saber a localização precisa dos clientes e solicitaram permissão para “gravar áudio no telefone do usuário, sem motivo especificado”.
Ainda acrescenta que o aplicativo da Xiaomi, que está vinculado aos seus aparelhos de fritadeira a ar, se conectou aos seguintes rastreadores: Facebook, Pangle (que é a rede de anúncios do TikTok for Business) e a empresa chinesa Tencent (dependendo da localização do usuário).
As fritadeiras Xiaomi e Aigostar testadas também enviaram informações coletadas dos usuários para servidores na China — embora, de acordo com a Which?, isso está no aviso de privacidade do usuário.
No entanto, a marca Aigostar também tem a opção de inserir detalhes pessoais, como sexo e data de nascimento, ao criar uma conta, mas isso não é obrigatório.
Harry Rose, editor da revista Which?, disse: “Nossa pesquisa mostra como os fabricantes de tecnologia inteligente e as empresas com as quais eles trabalham atualmente conseguem coletar dados dos consumidores, aparentemente de forma imprudente, e isso geralmente é feito com pouca ou nenhuma transparência.”
O relatório da Which? levanta sérias preocupações sobre a privacidade e segurança dos dados pessoais dos consumidores que utilizam estas marcas de fritadeiras de ar inteligentes, que solicitam permissões invasivas e compartilham informações com servidores e rastreadores de empresas externas, muitas vezes sem transparência adequada.
Este alerta serve como um importante lembrete para que os consumidores estejam atentos a qualquer um dos produtos inteligentes que utilizam em casa, principalmente aqueles que exigem conectividade com aplicativos e redes.
Imagem de Capa: Canva
Se você está entediado com os emojis tradicionais do seu iPhone, existe uma maneira fácil…
O autismo é um espectro que se manifesta de diferentes formas, e, muitas vezes, seus…
Nos últimos anos, a atriz Sydney Sweeney vem ganhando grande destaque em Hollywood. Desse modo,…
Recentemente, a jornalista Sônia Bridi iniciou um processo judicial contra o ator Rafael Cardoso. O…
Escolher os produtos de skincare certos pode ser um desafio, especialmente com tantas opções no…
O mercado brasileiro de tratamentos para obesidade ganha uma nova opção potente: o Wegovy. Este…