Interessante

Alerta de segurança urgente: Sua airfryer pode estar espionando você e sua família

Um relatório publicado pela Which?, organização de proteção ao consumidor no Reino Unido, emitiu um aviso de segurança urgente aos proprietários de três marcas populares de airfryers.

Embora as fritadeiras a ar estejam disponíveis para compra desde 2010, o aparelho só se tornou realmente comum em nossas casas nos últimos anos, devido à sua maneira mais rápida e prática de cozinhar seus alimentos.

Atualmente, a maioria de nós cozinha — ou conhece alguém que cozinha — com uma air fryer regularmente. Desta forma, a Which? Fez uma avaliação de segurança dos eletrodomésticos inteligentes, e isso pode ser uma má notícia se você possui uma dessas marcas.

No relatório, intitulado “Por que minha fritadeira de ar está me espionando?”, o site revelou que havia testado vários aparelhos inteligentes, com suas descobertas relatando que três marcas – Aigostar, Xiaomi Mi Smart e Cosori CAF-LI401S – queriam saber a localização precisa dos clientes e solicitaram permissão para “gravar áudio no telefone do usuário, sem motivo especificado”.

Ainda acrescenta que o aplicativo da Xiaomi, que está vinculado aos seus aparelhos de fritadeira a ar, se conectou aos seguintes rastreadores: Facebook, Pangle (que é a rede de anúncios do TikTok for Business) e a empresa chinesa Tencent (dependendo da localização do usuário).

As fritadeiras Xiaomi e Aigostar testadas também enviaram informações coletadas dos usuários para servidores na China — embora, de acordo com a Which?, isso está no aviso de privacidade do usuário.

No entanto, a marca Aigostar também tem a opção de inserir detalhes pessoais, como sexo e data de nascimento, ao criar uma conta, mas isso não é obrigatório.

Harry Rose, editor da revista Which?, disse: “Nossa pesquisa mostra como os fabricantes de tecnologia inteligente e as empresas com as quais eles trabalham atualmente conseguem coletar dados dos consumidores, aparentemente de forma imprudente, e isso geralmente é feito com pouca ou nenhuma transparência.”

O relatório da Which? levanta sérias preocupações sobre a privacidade e segurança dos dados pessoais dos consumidores que utilizam estas marcas de fritadeiras de ar inteligentes, que solicitam permissões invasivas e compartilham informações com servidores e rastreadores de empresas externas, muitas vezes sem transparência adequada.

Este alerta serve como um importante lembrete para que os consumidores estejam atentos a qualquer um dos produtos inteligentes que utilizam em casa, principalmente aqueles que exigem conectividade com aplicativos e redes.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Você sabia que existem emojis ocultos em seu iPhone? Veja como adicionar ao seu teclado

Se você está entediado com os emojis tradicionais do seu iPhone, existe uma maneira fácil…

37 minutos ago

Sinais de Autismo em adultos que quase todo mundo ignora

O autismo é um espectro que se manifesta de diferentes formas, e, muitas vezes, seus…

2 horas ago

Sydney Sweeney conquista lugar entre as atrizes mais bem pagas de Hollywood; saiba valores

Nos últimos anos, a atriz Sydney Sweeney vem ganhando grande destaque em Hollywood. Desse modo,…

2 horas ago

Sônia Bridi processa ator Rafael Cardoso e choca ao pedir medida protetiva

Recentemente, a jornalista Sônia Bridi iniciou um processo judicial contra o ator Rafael Cardoso. O…

2 horas ago

7 Cremes faciais incríveis que vão deixar sua pele perfeita

Escolher os produtos de skincare certos pode ser um desafio, especialmente com tantas opções no…

23 horas ago

Novo remédio para obesidade chega ao Brasil e tem o dobro da potência do Ozempic: “Aquela fome desesperadora sumiu”

O mercado brasileiro de tratamentos para obesidade ganha uma nova opção potente: o Wegovy. Este…

23 horas ago