Interessante

Alerta de segurança urgente: Sua airfryer pode estar espionando você e sua família

Um relatório publicado pela Which?, organização de proteção ao consumidor no Reino Unido, emitiu um aviso de segurança urgente aos proprietários de três marcas populares de airfryers.

Embora as fritadeiras a ar estejam disponíveis para compra desde 2010, o aparelho só se tornou realmente comum em nossas casas nos últimos anos, devido à sua maneira mais rápida e prática de cozinhar seus alimentos.

Atualmente, a maioria de nós cozinha — ou conhece alguém que cozinha — com uma air fryer regularmente. Desta forma, a Which? Fez uma avaliação de segurança dos eletrodomésticos inteligentes, e isso pode ser uma má notícia se você possui uma dessas marcas.

No relatório, intitulado “Por que minha fritadeira de ar está me espionando?”, o site revelou que havia testado vários aparelhos inteligentes, com suas descobertas relatando que três marcas – Aigostar, Xiaomi Mi Smart e Cosori CAF-LI401S – queriam saber a localização precisa dos clientes e solicitaram permissão para “gravar áudio no telefone do usuário, sem motivo especificado”.

Ainda acrescenta que o aplicativo da Xiaomi, que está vinculado aos seus aparelhos de fritadeira a ar, se conectou aos seguintes rastreadores: Facebook, Pangle (que é a rede de anúncios do TikTok for Business) e a empresa chinesa Tencent (dependendo da localização do usuário).

As fritadeiras Xiaomi e Aigostar testadas também enviaram informações coletadas dos usuários para servidores na China — embora, de acordo com a Which?, isso está no aviso de privacidade do usuário.

No entanto, a marca Aigostar também tem a opção de inserir detalhes pessoais, como sexo e data de nascimento, ao criar uma conta, mas isso não é obrigatório.

Harry Rose, editor da revista Which?, disse: “Nossa pesquisa mostra como os fabricantes de tecnologia inteligente e as empresas com as quais eles trabalham atualmente conseguem coletar dados dos consumidores, aparentemente de forma imprudente, e isso geralmente é feito com pouca ou nenhuma transparência.”

O relatório da Which? levanta sérias preocupações sobre a privacidade e segurança dos dados pessoais dos consumidores que utilizam estas marcas de fritadeiras de ar inteligentes, que solicitam permissões invasivas e compartilham informações com servidores e rastreadores de empresas externas, muitas vezes sem transparência adequada.

Este alerta serve como um importante lembrete para que os consumidores estejam atentos a qualquer um dos produtos inteligentes que utilizam em casa, principalmente aqueles que exigem conectividade com aplicativos e redes.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Professora é criticada por ensinar regra de português sobre “obrigado” e “obrigada”

Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…

2 dias ago

Verdades chocantes sobre namorar um homem mais jovem que você

É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…

2 dias ago

O que é o “Divórcio Cinza” e por que ele está se tornando cada vez mais comum?

O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…

2 dias ago

Você sabe pra que serve esse botão no seu carro? Saiba quando e como usá-lo corretamente

Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…

2 dias ago

17 Segredos que as mulheres não querem que os homens saibam

As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…

2 dias ago

Médico alerta sobre “perigo silencioso” que pode indicar um sério problema de saúde

Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…

2 dias ago