Um pesquisador descreveu como um “apocalipse da Internet” poderia ocorrer à medida que a atividade solar aumentasse.
O professor Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, alertou que o sol está se tornando mais ativo após um “período de silêncio”, quando éramos menos dependentes da rede mundial de computadores – a internet.
O cientista, que é principal investigador da universidade e do Laboratório de Pesquisa Naval, quer criar um sistema de alerta para fornecer previsões antecipadas de quando a Internet poderá ser afetada.
Em entrevista à Fox Weather, ele disse: “A Internet atingiu a maioridade durante uma época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando em uma época mais ativa. É a primeira vez na história da humanidade que houve uma interseção do aumento da atividade solar com a nossa dependência na Internet e a nossa dependência econômica global da Internet.”
“Houve muitas explosões (solares). As explosões ocorrem quando o sol brilha e vemos a radiação, e isso é uma espécie de flash da boca. E então o tiro do canhão é a ejeção de massa coronal (CME). Então, podemos ver o flash, mas a ejeção de massa coronal pode ocorrer em alguma direção aleatória no espaço, mas podemos dizer quando eles realmente estão indo em direção à Terra. E isso nos dá cerca de 18 horas de aviso, talvez 24 horas de aviso, antes que essas partículas realmente cheguem à Terra e comecem a mexer com o campo magnético da Terra.”, acrescentou Becker.
Ele explica que o campo magnético da Terra pode ser afetado por grandes bolhas de plasma que voam pelo espaço numa CME. Alguns deles afetam o planeta e distorcem o seu campo magnético. Isso pode fazer com que o terceiro pino de uma tomada elétrica se torne “como um grande circuito elétrico”.
Becker afirma que a Internet poderia cair por um período de semanas ou meses. “A Internet simplesmente não foi projetada para lidar com esse nível de interferência na comunicação e, consequentemente, é considerada um tipo de infraestrutura muito ‘suave’. Portanto, o período de 2024 a 2028 é um momento em que toda a Internet poderia ficar desligada por um período de semanas a meses no caso de uma explosão solar realmente extrema.”, disse.
Ele destacou que uma CME já atingiu a Terra anteriormente, em 1859 no Evento Carrington: “Na verdade, destruiu o sistema telegráfico, faíscas estavam literalmente voando das linhas telegráficas. Alguns operadores foram eletrocutados porque os fios acabaram carregando alta tensão, o que eles eram nunca deveria ter feito isso, mas as variações do campo magnético tornaram-se tão fortes que quase se tornaram um sistema gerador e conduziram essas correntes pelos fios telegráficos.”
Imagem de Capa: Canva
Na noite de quinta-feira (20), o humorista e cantor Whindersson Nunes tomou a decisão de…
Se você já se pegou debatendo sobre a forma correta de organizar os talheres na…
Pela primeira vez na Holanda, um paciente com enxaqueca crônica recebeu um implante inovador como…
Em 2016, uma mulher comprou uma imagem da Virgem Maria em um local religioso em…
Elle Anthony, de 54 anos, recorreu às redes sociais para assumir a missão de aumentar…
Recentemente, o influenciador Chrys Dias se viu no centro de uma polêmica com a Ferrari.…