De acordo com o portal CNN, uma fonte envolvida na segurança dos jogos afirmou que as famílias da seleção iraniana de futebol da Copa do Mundo foram ameaçadas de prisão e tortura se os jogadores não “se comportassem” antes do jogo contra os Estados Unidos na terça-feira.
Após a estreia contra a Inglaterra em 21 de novembro em que os jogadores iranianos se recusaram em cantar o hino nacional, essa fonte disse que os jogadores foram convocados para uma reunião com membros do Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC).
Segundo a CNN, essa mesma fonte disse que eles foram avisados de que suas famílias enfrentariam “violência e tortura” se caso não cantassem o hino nacional na Copa do Mundo ou se se juntassem a qualquer protesto político contra o regime de Teerã.
E ainda, que os jogadores receberam uma promessa de “presentes e carros” antes da partida contra a Inglaterra, mas o regime, alegou a fonte, passou a ameaçar os jogadores e suas famílias após a humilhação da recusa do time em cantar o hino do país.
Na última sexta-feira, os jogadores iranianos cantaram o hino antes do segundo jogo contra o País de Gales, e venceu por 2 a 0.
The families of Iran’s World Cup soccer team have been threatened with imprisonment and torture if the players fail to “behave” ahead of the match against the USA on Tuesday, a source involved in the security of the games said. https://t.co/nXwZoW0Nqu
— CNN (@CNN) November 28, 2022
Imagem de Capa: Reprodução