Com tantos avanços na área médica e farmacêutica, os homens ainda carecem de métodos anticoncepcionais confiáveis e reversíveis comparáveis aos métodos femininos de contracepção.
Entretanto, um tipo de anticoncepcional masculino, que será a primeira vacina anticoncepcional para homens, poderá estar em breve disponível para vendas.
Desenvolvida por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia, os resultados dos testes finais com o inédito contraceptivo mostrou que a opção é melhor que fazer uma vasectomia, uma vez que é muito menos dolorosa e invasiva, pode ter a duração de 13 anos e também é reversível.
O anticoncepcional masculino desenvolvido, chamado Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle, na sigla em inglês) é um gel que danifica as caudas dos espermatozoides, impedindo-os de fecundar um óvulo.
O procedimento é feito com uma injeção diretamente nos canais deferentes – que transportam os espermatozoides depois de seu amadurecimento para que se juntem aos líquidos seminais e formem o sêmen.
A aplicação é rápida e conta com uma anestesia local no saco escrotal, e por não conter hormônios, só ocorrem efeitos colaterais de inchaço e dores no local nos dias após o procedimento.
O anticoncepcional para homens foi testado em 300 voluntários e mostrou ter 97% de eficácia. Além disso, segundo os pesquisadores, o método inovador pode ser facilmente revertido.
De acordo com publicação no jornal Hindustan Times, o Risug já completou vários testes clínicos em humanos e aguarda a aprovação das autoridades de saúde indianas.
Com esse método contraceptivo, os homens podem compartilhar de forma mais igualitária os encargos, bem como a responsabilidade do planejamento familiar.
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, uma estrela de site de conteúdo adulto afirmou ter quebrado um recorde mundial ao…
As amizades são algumas das relações mais gratificantes da vida, mas também podem ser complicadas.…
Quando se trata de relacionamentos duradouros, talvez seja verdade que você nem sempre consegue tudo…
Os cigarros eletrônicos, ou vapes, têm sido promovidos como uma alternativa menos prejudicial ao tabagismo…
Após conquistar o coração do público brasileiro, o filme “Ainda Estou Aqui”, iniciou sua trajetória…
A influenciadora digital catarinense Ianka Cristini surpreendeu seus mais de 12 milhões de seguidores nas…