Anúncio de emprego gera polêmica ao exigir ‘perfil de academia’ apenas para mulheres

Recentemente, um anúncio de emprego para mulheres em uma feira agrícola no interior de São Paulo, Brasil, chamou a atenção. O anúncio foi divulgado por uma agência que contrata trabalhadores para participar da feira Agrishow, em Ribeirão Preto, e gerou uma grande polêmica nas redes sociais.

De acordo com a Record TV, a lista de exigências eram: mulheres acima de 18 anos, com manequim de 36 a 42 e altura acima de 1,65m e exigiam um “perfil de academia, malhada” das candidatas. Já os homens devem usar manequim de 36 a 44 e ter acima de 1,75m.

Desse modo, a empresa alega que as exigências se devem ao tamanho dos uniformes e oferece um cachê de R$ 240 por dia, com alimentação inclusa no valor pago e transporte da empresa até a feira.

No entanto, as exigências vão além para o tamanho dos uniformes. A empresa também procura candidatas com um “perfil de academia, malhada” e “Panicat” (assistente de palco do programa “Pânico na TV”). Essas exigências estão gerando críticas e indignação por parte de muitas pessoas, que as consideram discriminatórias e sexistas.

A diretora da Agrishow, Liliane Bortoluci, afirmou que a situação é “triste e desanimadora”. Ela destacou que existem pessoas competentes de todos os sexos, gêneros, tamanhos e alturas, e que é possível dar oportunidade para diversas pessoas. Dessa maneira, é importante ressaltar que a escolha de candidatos deve ser baseada em suas habilidades e competências, e não em sua aparência física.

Dessa forma, a situação ressalta a importância de se combater a discriminação e o preconceito em todas as suas formas. É preciso valorizar a diversidade e promover um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso.

Imagem de Capa: Reprodução/Record TV por UOL





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!