Uma aposentada de 74 anos, moradora do litoral paulista, no Brasil, tornou-se vítima de um golpe após acreditar estar ajudando o famoso ator de Hollywood Arnold Schwarzenegger.
Depois de perder uma grande quantia de dinheiro, a idosa entrou na Justiça na tentativa de recuperar os valores repassados a um estelionatário que se passava pelo astro de “Exterminador do Futuro.”
O golpista, utilizando as redes sociais, convenceu a aposentada de que era o ator e que estava passando por dificuldades financeiras e precisava de ajuda. Sensibilizada pelo suposto apelo, ela vendeu uma casa e um carro, repassando ao estelionatário R$ 238,5 mil em treze transferências realizadas entre novembro de 2020 e junho de 2022.
Os valores foram enviados para contas de 12 pessoas diferentes, que agora são alvos do processo judicial. O falso Schwarzenegger alegava ter uma quantia substancial a receber de uma empresa de transportes, prometendo recompensar a aposentada com pagamento em dólares.
“Eu caí num golpe e a polícia vai ficar sabendo sobre você. Isto é, se você for mesmo o Arnold”, escreveu a idosa em uma das mensagens enviadas ao golpista.
Acreditando na promessa de reembolso, a aposentada e seu marido, de 79 anos, assinaram um contrato de compra de uma nova casa em março de 2022. No entanto, devido à falta de pagamento, eles se tornaram alvos de uma ação de reintegração de posse e tiveram que deixar o imóvel por decisão judicial.
“Os requeridos, no momento da celebração do contrato, possuíam em mente um valor alto a receber em dólar”, explicou a advogada Ariele Santos à Justiça. “Essa ‘esperança’ decorreu de um golpe sofrido pelos requeridos, que venderam sua casa, carro, fizeram empréstimos e perderam tudo que tinham, até mesmo o respeito dos seus filhos que não mais conversam com eles”, completou a advogada na ação.
O caso destaca a vulnerabilidade de pessoas idosas a fraudes e golpes financeiros, especialmente em um cenário onde o uso de redes sociais para esse tipo de crime tem se tornado cada vez mais comum.
A busca por justiça da aposentada visa não apenas a recuperação do valor perdido, mas também servir de alerta para que outros não caiam em armadilhas semelhantes.
Para evitar tais golpes, é essencial estar atento a contatos suspeitos nas redes sociais e verificar a veracidade das histórias antes de realizar qualquer transação financeira. A conscientização e a informação são ferramentas fundamentais na prevenção de fraudes.
Imagem de Capa: Arnold Schwarzenegger/Canva
Uma ilusão de ótica peculiar está deixando as pessoas confusas, enquanto tentam decifrar um detalhe…
Você já reparou naqueles furos extras na parte superior dos seus tênis? Se você sempre…
Muitos motoristas não sabem o real significado dos símbolos que aparecem no painel de seu…
Um piloto mirim holandês chocou fãs do esporte ao morrer nos primeiros dias de 2025,…
O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com…
A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo…