Reflexão

Aprender a delegar é entender que nunca saberemos tudo, e que sempre precisaremos uns dos outros!

Vivemos num mundo que absorve. Um mundo que nos exige cada vez mais e em menos tempo. A concorrência aumenta e a luta pela sobrevivência (principalmente da vida profissional) exige que sejamos constantemente os melhores, os mais rápidos, os mais aptos, os mais atentos, os mais capazes numa globalidade. Este factor pode tornar-nos pessoas centralizadoras que apenas confiam nas próprias capacidades para a realização das tarefas lidando constantemente com o sentimento que nunca ninguém fará tão bem quanto você o faria.

“Chega a uma altura que temos que aprender a saber delegar.”

Que se formos nós a fazer seremos mais dedicados e perfecionistas como se cada tarefa fosse a criação de uma obra de arte perfeita e de extrema importância. Esta situação pode ser quase uma obsessão, que nos mutila pois nos impede de sermos livres! Chega a uma altura que temos que aprender a saber delegar. Fazer um exercício de libertação por etapas, reconhecer em outro alguém a capacidade de fazer e agir, a capacidade de criar e de conseguir ser um alicerce na nossa vida. Passar de uma vida centralizadora extenuante para uma vida de tarefas e funções distribuídas pode ser complicado no princípio mas muito compensador no final. Quem sabe não conseguimos tempo para viver e fazer outras coisas que nos dão prazer e nos completam.

“Ver tudo pelo nosso prisma torna a nossa visão deficitária, limitada com poucas chances de trilharmos um caminho direcionado ao sucesso a longo prazo.”

De que nos serve trabalhar como escravos para que possamos ter uma melhor qualidade de vida se,no final, não temos tempo livre para usufruir daquilo que tanto planeamos e trabalhamos arduamente para conseguir?

Tome a sua empresa como exemplo, delegar significa mais organização e consequentemente crescimento. Se centralizarmos todas as funções não teremos tempo de administrar corretamente e procurar novas estratégias.

Temos que ter em mente que não temos a capacidade de multiplicação e que nos devemos dedicar ao que é essencial e primordial.

A nossa empresa (ou mesmo na nossa vida familiar) tem que continuar mesmo na nossa ausência. As pessoas que partilham o espaço e as problemáticas connosco têm de ser capazes de dicidir se por algum acaso não conseguirmos estar presentes. Por essa razão reter toda a informação e conhecimento é apenas uma forma de inviabilizar e criar problemas. O tempo e a experiência são os nossos melhores amigos e professores, a aprendizagem é uma constante e os mesmos se encarregam de nos mostrar a qualidade e a assertividade das nossas decisões.

Por: Fabiano de AbreuFilosofia de Vida

Imagem de capa: Jopwell no Pexels

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo.

Recent Posts

Cuidado! Se esses animais aparecerem em excesso na sua casa, pode ser um alerta espiritual e energético

A presença de certos animais em uma quantidade fora do normal dentro de casa pode…

2 dias ago

Cientistas afirmam descobrir evidências de que a “consciência” continua existindo após a morte na forma de “alma”

Recentemente, um novo estudo trouxe evidências que indicam que a consciência pode continuar existindo após…

2 dias ago

Esta é a cor que indica maior inteligência nas pessoas, segundo a ciência – Você usa ela?

A psicologia das cores é um campo fascinante que estuda como os tons influenciam nosso…

2 dias ago

Menina de 11 anos tira a própria vida após ser vítima de bullying por “status de imigração da família”, nos EUA

Aviso: Este artigo contém tema sensível, o que pode ser angustiante para alguns leitores. A…

2 dias ago

Filme estrelado por Fernanda Montenegro foi escolhido para a abertura do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris

O filme "Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro, foi selecionado para abrir o 27º Festival de…

2 dias ago

A tão esperada ‘Lua de Sangue’ de 2025 poderá ser observada por todo o Brasil; Saiba quando e como

Se você é fã de eventos astronômicos, a Lua de Sangue está prestes a acontecer…

2 dias ago