Reflexão

Aprendi a amar o som dos meus passos quando me afasto de tudo que me faz mal

A gente acha que não vai conseguir respirar direito sem aquele amor, que não conseguirá sobreviver sem aquela amizade, que não encontrará outro emprego. A gente se esquece de que existem tantos outros lugares, outras pessoas, outros momentos por aí.

Não é fácil tomar a atitude de deixar para trás coisas e pessoas que já fazem parte de nossas vidas, uma vez que podemos não ter muita certeza se conseguiremos seguir sem eles. Somos, infelizmente, inseguros frente ao desconhecido e, muitas vezes, em vez de abraçar com disposição o que vem com ares oxigenados, prendemo-nos ao que está aqui com a gente, mesmo que em detrimento de nossa felicidade.

A gente acha que não vai conseguir respirar direito sem aquele amor, embora já se tenha tornado tudo o que seja oposto ao amor em si.

A gente acha que não conseguirá sobreviver sem aquela amizade, mesmo que amizade de verdade ali nunca tenha existido. A gente acha que não encontrará outro emprego, ainda que nossa atual ocupação seja aviltante, desumana e mal remunerada. A gente se esquece de que existem tantos outros lugares, outras pessoas, outros momentos por aí.

O pior é que muitos de nós ainda nos sentimos na obrigação idiota de ter que dar satisfações a gente que não passa mais do que alguns minutos ao nosso lado e, mesmo assim, não se cansam de nos cobrar um parceiro, um casamento, um filho, uma carreira.

Ainda sufocamos o tanto que temos dentro de nós sob as cobranças ultrapassadas de quem viveu conforme tudo o que lhe impuseram, menos de acordo com os próprios sonhos.

Quando tomamos a coragem de viver o que transborda de nossos corações, livrando-nos do que e de quem nos intoxica a alma, ainda que doa, mesmo que nos condenem, embora sintamos o temor do tatear-se no escuro, o gosto saboroso da libertação e do encontro com si mesmo compensará as caras feias e as acusações maldosas que teremos pela frente. Pois então o nosso sorriso espaçoso e verdadeiro nos desviará e nos distanciará de tudo o que for vazio, doloroso e falso.

Viver nem sempre será calmaria e tranquilidade, muito pelo contrário, os dias nos trarão muita decepção, muita dor e muitos obstáculos, tirando de nós inclusive o que nos era essencial, levando embora quem fazia o nosso sol brilhar. Daí a necessidade de não temermos levantar e seguir adiante, de mãos dadas com quem nos ama de volta, sozinhos que seja, mas sempre adiante, ao som harmonioso dos nossos passos nos levando a lugares melhores, a momentos mais preciosos, a encontros arrebatadores, longe de tudo e de todos que são âncoras emocionais. Delícia o som desses passos!

Por: Prof. Marcel Camargo

Imagem de capa: Nina Uhlíková de Pexels

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Quatro planetas alinhados no céu poderão ser vistos a olho nu em raro evento cósmico neste mês

O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com…

7 minutos ago

Prefeito de cidade mineira proíbe funk em escolas para ‘preservar moral’ de alunos: “Cortar pela raiz”

A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo…

9 minutos ago

Fernanda Torres fica de fora do SAG Awards: Será o fim da sua corrida ao Oscar?

A renomada atriz brasileira Fernanda Torres, estrela do filme Ainda Estou Aqui, ficou de fora…

46 minutos ago

Estrelas de Hollywood tem ‘mansões’ totalmente queimadas no pior incêndio da história de Los Angeles, EUA

Apesar de os incêndios florestais sejam uma realidade nas colinas do sul da Califórnia, a…

3 horas ago

Essa nova temporada do reality da Netflix está dando o que falar na web

A Netflix deu início a 2025 trazendo mais emoção e reviravoltas com a segunda temporada…

1 dia ago

Qual animal você vê primeiro? Essa ilusão de ótica revela sua personalidade com base no animal que você viu

Ilusões de ótica é um fenômeno visual em que nossos olhos e cérebro percebem algo…

1 dia ago