Se você acessou as redes sociais nos últimos dois dias, com certeza notou uma imagem que dizia ‘All Eyes on Rafah’ – do inglês ‘Todos os olhos em Rafah’ – estampada no stories de muitas pessoas.
A imagem viralizou, alcançando pouco mais de 46 milhões de compartilhamentos, onde foi compartilhada por várias celebridades, incluindo Aaron Paul de Breaking Bad, a estrela de Bridgerton Nicola Coughlan e a modelo Gigi Hadid.
Caso ainda não a tenha visto a imagem, ela mostra um vasto vale repleto de alojamentos temporários e tendas, com algumas delas infileiras de maneira que se escreva a mensagem “Todos os Olhos em Rafah” no centro.
All eyes on #Rafah 🇵🇸 pic.twitter.com/bg3bAtl3dQ
— The Palestinian (@InsiderWorld_1) May 27, 2024
Gerando muita repercussão, a imagem criada pelo utilizador do Instagram @chaa.my._, se tornou alvo de reações por vários motivos, incluindo acusações de geração de IA, escondendo o verdadeiro horror da área de Rafah e não revelando o bombardeamento em curso pelas forças israelitas.
Ver essa foto no Instagram
Explicação da imagem ‘All Eyes on Rafah’
A imagem viral mostra a cidade de Rafah, no sul de Gaza, onde uma grande quantidade de palestinos deslocados se refugiou. O aumento da questão surge na sequência de um ataque israelita à cidade que matou pelo menos 45 pessoas, principalmente mulheres, crianças e idosos.
A primeira crítica à imagem é que ela é gerada por IA, o que levou a uma série de outras críticas, principalmente porque esconde as verdadeiras imagens do que realmente está acontecendo em Rafah neste momento.
O Rafah na imagem é uma versão ordenada e higienizada, enquanto na realidade Rafah está coberto de fumaça, chamas, tendas queimadas e corpos, resultantes dos ataques de Israel.
A imagem também foi comparada à tendência viral do ‘quadrado preto’ do Instagram em 2020, após a morte de George Floyd, que foi criticada por alguns como sendo um “gesto vazio.”
Em resposta, muitos ativistas encorajaram que, em vez de apenas compartilharem a imagem “Todos os Olhos em Rafah”, os utilizadores das redes sociais também pudessem ajudar aqueles que estão em perigo, incluindo links para angariações de fundos e publicações de infográficos com conteúdos mais úteis sobre a situação.
Ver essa foto no Instagram
Imagem de Capa: X