Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria emitiu um comunicado no Instagram sobre a minissérie produzida pela Netflix que retrata o trágico incêndio na Boate Kiss, em 2013.
No comunicado, eles negam que estejam processando a plataforma de streaming da produção de ‘Todo Dia a Mesma Noite’.
“Nós estávamos cientes que a produção estava sendo realizada com base nos personagens do livro Todo Dia a Mesma Noite, de Daniela Arbex, e sente-se representada por ela bem como pelo livro da autora. A produção não retrata de forma individual os 242 jovens assassinados, mas um recorte das quatro da famílias de pais que foram processados. Todos os familiares de vítimas e sobreviventes retratados por personagens da obra estavam cientes e em concordância”, afirmou a Associação.
“Reiteramos que não estamos movendo nenhum processo contra as produções, nem pretendemos, por acreditarmos na potência das produções na luta por justiça e a luta por memória. (…) Eles afirmam que a tragédia deve ser contada de todas as formas para denunciar as negligências e as tentativas de silenciamento. Além de auxiliar na prevenção para que esse tipo de tragédia não aconteça com mais nenhuma família”, afirmam.
“Mostrar o que aconteceu na Kiss faz com que a morte de nossos filhos e filhas, irmãos e irmãs, pais e mães, amigos e amigas não tenha sido em vão. Mostrar a morosidade, a burocracia e como é o sistema judiciário brasileiro serve como denúncia e como protesto. É preciso falar, debater, produzir materiais sobre o que aconteceu naquela trágica noite, pois só assim conseguiremos que as pessoas entendam o que a ganância, a negligência e a omissão são capazes de fazer. (…) Não há nenhum valor sendo pago a nós com a produção e o que ganhamos é a crença no fortalecimento na luta por justiça e pela memória. Para que não se repita”, concluíram.
O incêndio na casa noturna matou 242 pessoas e deixou outras 636 feridas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em janeiro de 2013.
Imagem de Capa: Reprodução/Netflix
Uma adolescente moradora da cidade de Riacho de Santo Antônio, na Paraíba, morreu após mexer…
Normalmente associamos as olheiras ao cansaço, contudo, elas podem ser sinais sutis de que algo…
O que você coloca na frigideira pode estar afetando mais do que apenas o sabor…
Depois que a filha de quatro anos ficou "mole e inconsciente" após beber uma bebida…
A mãe de uma jovem que morreu com apenas 19 anos vítima de câncer quer…
Abril traz não só o renascimento da natureza, mas também a possibilidade de reencontros que…