Um asteroide gigante, conhecido como 2011 UL21, está prestes a fazer uma aproximação “muito próxima” da Terra, despertando preocupações sobre suas possíveis consequências.
O asteroide, que é conhecido como “assassino de planetas”, tem o tamanho aproximadamente equivalente ao Monte Everest. Desse
Este asteroide, apelidado de “assassino de planetas”, tem aproximadamente o tamanho do Monte Everest. Desse modo, o torna um dos maiores “asteroides potencialmente perigosos” a passar pelo nosso planeta nos últimos 125 anos.
De acordo com a Agência Espacial Europeia, “este asteroide é maior do que 99% de todos os objetos próximos da Terra conhecidos”. No entanto, mesmo em seu ponto mais próximo, ele estará 17 vezes mais distante que a Lua.
O asteroide deverá retornar para uma nova aproximação da Terra em 2089, quando passará a 2,7 milhões de quilômetros do nosso planeta.
Em outubro de 2011, o projeto Catalina Sky Survey documentou o asteroide 2011 UL21. Com um diâmetro estimado de mais de 2286 metros, ele é classificado como um asteroide Apollo, nomeado em homenagem ao deus grego Apolo.
Os asteroides Apollo cruzam a órbita da Terra, embora suas órbitas ao redor do Sol sejam maiores que as da Terra.
Os astrônomos têm monitorado o 2011 UL21 de perto para garantir a segurança da população terrestre. Gianluca Masi, astrofísico e diretor científico do Telescópio Virtual, explica que o termo “Asteroide Potencialmente Perigoso” (PHA) se refere a planetas menores com mais de 140 metros de diâmetro que podem se aproximar até 7,5 milhões de quilômetros da Terra.
Embora classificados como PHAs, não significa necessariamente que irão colidir com a Terra, mas sim que merecem monitoramento cuidadoso.
O 2011 UL21 também é categorizado como um “assassino de planetas”, um asteroide capaz de causar danos em escala continental e desencadear mudanças climáticas significativas.
No entanto, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) revelaram em 2023 que um asteroide dessa categoria não deverá impactar a Terra pelo menos nos próximos 1.000 anos.
No dia 27 de julho, o 2011 UL21 está programado para passar a 6,5 milhões de quilômetros da Terra, sua maior aproximação em 110 anos. Esta rocha espacial orbita o Sol a cada 1.130 dias.
Desse modo, os observadores do céu terão a oportunidade de visualizar o asteroide com telescópios de boa qualidade nos dias 28 e 29 de junho, quando ele estará mais brilhante no céu.
Para aqueles interessados em observar este evento astronômico, o Projeto Telescópio Virtual estará realizando uma transmissão ao vivo. Dessa maneira, permitindo que o público veja o 2011 UL21 em sua maior aproximação.
Esta é uma oportunidade única de testemunhar um dos maiores asteroides a passar perto da Terra em mais de um século. Fique atento e prepare seus telescópios para não perder essa chance de observar um verdadeiro gigante do espaço.
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…