Interessante

Astronauta que passou 178 dias no espaço revela a grande “mentira” após ver a Terra

O ex-astronauta da NASA, Ron Garan, retornou à Terra com uma nova perspectiva após passar 178 dias no espaço.

Durante sua estadia na Estação Espacial Internacional (EEI), Garan teve a oportunidade de observar o planeta de um ponto de vista único. Desse modo, o levou a uma revelação preocupante sobre a forma como vivemos.

No espaço, Garan experimentou o que é conhecido como “efeito de visão geral”, uma mudança cognitiva que muitos astronautas sentem ao observar a Terra. Este fenômeno é descrito como um “estado de admiração com qualidades autotranscendentes”, gerando uma emoção intensa e inesperada.

Durante suas 2.842 órbitas ao redor do planeta, Garan viajou mais de 71 milhões de milhas, testemunhando cenas que poucos têm a chance de ver.

Ao olhar pela janela da EEI, Garan percebeu que muitas das preocupações humanas são insignificantes em comparação aos problemas reais que enfrentamos, como o aquecimento global, o desmatamento e a perda de biodiversidade.

“Quando olhei pela janela da Estação Espacial Internacional, vi flashes de tempestades de raios, cortinas dançantes de auroras e a fina camada da atmosfera que mantém todos os seres vivos do nosso planeta vivos. Naquele momento, fui atingido pela percepção de que estamos vivendo uma mentira”, disse ele.

A mentira

De acordo com Garan, a grande mentira é a forma como tratamos nossos sistemas naturais como meras subsidiárias da economia global. Dessa maneira, ele destacou que a economia não deveria ser a prioridade, mas sim a preservação do planeta e o bem-estar das pessoas.

“Precisamos mudar de pensar economia, sociedade, planeta para planeta, sociedade, economia”, disse Garan. “É quando continuaremos nosso processo evolutivo.”

Garan enfatizou a interdependência de todos os sistemas de vida na Terra. Desde que voltou ao planeta, ele tem defendido fervorosamente a necessidade de cuidar do meio ambiente e de priorizar as relações humanas.

“Não teremos paz na Terra até que reconheçamos o fato básico da estrutura inter-relacionada de toda a realidade”, afirmou Garan.

A percepção de Garan não é única. Michael Collins, que voou na Apollo 11, descreveu a Terra como frágil e minúscula. Edgar Mitchell, da Apollo 14, disse que a experiência no espaço lhe deu uma “explosão de consciência”.

Portanto, essas reflexões mostram que a visão da Terra do espaço pode transformar a compreensão de nosso lugar no universo e a necessidade urgente de cuidar do nosso planeta.

Imagem de Capa: ALEXANDER NEMENOV/AFP/Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Professora é criticada por ensinar regra de português sobre “obrigado” e “obrigada”

Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…

1 dia ago

Verdades chocantes sobre namorar um homem mais jovem que você

É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…

1 dia ago

O que é o “Divórcio Cinza” e por que ele está se tornando cada vez mais comum?

O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…

1 dia ago

Você sabe pra que serve esse botão no seu carro? Saiba quando e como usá-lo corretamente

Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…

1 dia ago

17 Segredos que as mulheres não querem que os homens saibam

As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…

1 dia ago

Médico alerta sobre “perigo silencioso” que pode indicar um sério problema de saúde

Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…

1 dia ago