A atriz brasileira Laila Zaid publicou um vídeo em seu perfil no Instagram desabafando sobre a lista de material escolar para seus dois filhos.
Laila é conhecida por seus papéis em novelas como “Malhação” da TV Globo e na série “Todo Dia a Mesma Noite” da Netflix.
Ela criticou não apenas a quantidade excessiva e desnecessária de itens na lista, mas também a falta de consciência ambiental da escola, que não pratica incentivos para reutilização de muitos dos artigos que “sobram” do ano anterior.
No vídeo, Laila questionou a necessidade de solicitar cinco canetas de ponta fina para o seu filho mais novo de apenas três anos, ou mesmo uma nova caixa de lápis de cor.
“As crianças têm que ter passado o ano passado inteiro desenhando, sem fazer mais nada na escola, para isso ter acabado”, afirmou.
Além disso, a atriz se mostrou indignada com a solicitação de uma caneta posca, usada por ilustradores e artistas, que custa cerca de R$ 40,00.
“Caneta Posca? Só podem estar de sacanagem. A caneta custa R$ 40 reais! Não vou comprar!”, afirmou a atriz, ressaltando que o filho que usaria a caneta tem apenas 3 anos.
Segundo Laila, ao questionar a instituição sobre a utilidade do item no ano interior, foi explicado à ela que a experiência seria interessante para a criança. No vídeo, ela rebateu: “Experiência cara e dispensável.”
Laila também expressou preocupação com o impacto ambiental dos materiais escolares, que na maioria são compostos por plástico, e questionou a escola sobre a existência de campanhas de reciclagem.
“Gente, vamos ‘botar’ essas crianças para fazerem arte com lápis de cor, argila, tinta natural, carvão, terra… São nesses detalhes que moram os valores de uma escola!”, apontou.
Muitos seguidores de Laila concordaram com seu desabafo e compartilharam suas próprias experiências.
Alguns elogiaram escolas menores e familiares que não solicitam material excessivo, enquanto outros destacaram a importância de se fazer arte com materiais simples, como colocar tinta em macarrão e criar desenhos com papel crepom.
A Lei Federal 12.886/2013, que entrou em vigor em 2014, proíbe a solicitação de quaisquer materiais escolares para uso coletivo ou manutenção do ambiente educacional, incluindo itens como copos descartáveis, esponjas para pratos, lenços descartáveis, papel convite e papel higiênico.
Imagem de Capa: Reprodução
Encontrar alguém para um relacionamento sério é um dos objetivos mais significativos na vida de…
Se você está cansado de lutar contra pragas como baratas, formigas e ácaros em sua…
A amizade é um dos relacionamentos mais valiosos que podemos cultivar ao longo da vida.…
A Netflix possui um catálogo extenso com diversos filmes e séries para todos os gostos.…
Os fãs de Bruna Marquezine já podem comemorar! A série estrelada pela atriz conhecida internacionalmente…
Nesta quinta-feira (21), o Whatsapp começou a liberar um novo recurso para seus usuários. Com…