Um avião da Japan Airlines causou pânico ao pegar fogo no aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio, Japão, em 2 de janeiro de 2024.
A companhia aérea afirma que seu voo 516 colidiu com o que parece ser uma aeronave da Guarda Costeira do Japão que levaria socorro ao terremoto, e pegou fogo ao pousar no aeroporto da capital japonesa.
Todos os 367 passageiros e 12 tripulantes a bordo do avião da Japan Airlines que pegou fogo ao pousar foram evacuados, de acordo com a emissora NHK.
Todas as 379 pessoas do voo 516 da JAL, incluindo oito crianças menores de dois anos, foram evacuadas com segurança do avião de passageiros, mas houve mortes na segunda aeronave, operada pela Guarda Costeira do Japão. Cinco tripulantes morreram na segunda aeronave e o capitão do avião estava em estado crítico.
A aeronave Airbus A350-900 pegou fogo após voar para Haneda vindo da cidade de Sapporo, no norte do Japão. Um vídeo mostra uma enorme bola de fogo explodindo quando o avião pousou e chocou com o outro avião, deixando um rastro de fogo na pista.
A Japan Airlines está participando da investigação para determinar quem é o responsável pelo acidente mortal, afirma o vice-presidente sênior de segurança corporativa da companhia aérea, Tadayuki Tsutsumi.
Embora a investigação esteja em andamento, relatórios preliminares indicam que os pilotos da Japan Airlines não avistaram nenhuma aeronave na pista antes do pouso, disse ele. Foi confirmado que o avião “entrou na pista normalmente e começou a pousar normalmente e que houve um impacto que levou ao acidente, mas ainda estamos investigando mais detalhes”, disse ele.
Depois que o incêndio começou, o avião foi visto parado, com pessoas usando escorregadores de emergência para fugir do incêndio enquanto os bombeiros tentavam combater as chamas crescentes.
Um porta-voz da Guarda Costeira do Japão disse à CNN que sua aeronave estava indo do aeroporto de Haneda para uma base aérea na província de Niigata para ajudar nos esforços de socorro após um terremoto de magnitude 7,5 na segunda-feira.
A maioria das partidas do Aeroporto de Haneda foram canceladas e não está claro quando os serviços de voo serão retomados.
Veja o momento em que aviões colidem no aeroporto de Tóquio:
Imagem de Capa: Reprodução