Uma doença potencialmente fatal, chamada Babesiose, aumentaram em média 9% ao ano nos EUA entre 2015 e 2022. Além disso, quatro em cada 10 pacientes foram coinfectados com a doença de Lyme ou outra doença transmitida por carrapatos.
Babesiose é a infecção por espécies dos protozoários Babesia transmitido principalmente pela picada de um carrapato de patas pretas ou pelo carrapato-de-boi. As infecções podem ser assintomáticas ou podem produzir uma doença semelhante à malária, com febre e anemia hemolítica.
No Brasil e no mundo, a babesiose representa um grave problema de saúde animal, afetando principalmente o gado bovino. Quando infectados, esses animais desenvolvem a condição conhecida popularmente como “tristeza bovina”.
Paddy Ssentongo, pesquisador de doenças infecciosas do Penn State Health Milton S. Hershey Medical Center, atribui o aumento da babesiose às mudanças na duração das estações, temperatura, umidade e precipitação, que influenciam a população de carrapatos.
Assim como na malária, o parasita infecta células vermelhas do sangue. Desta forma, a transmissão da doença também pode ocorrer por meio de transfusões de sangue, transplantes e de mãe para filho.
Se não for diagnosticada e tratada corretamente, a babesiose pode levar à morte. Mas nem todos desenvolvem as formas graves da doença.
Alguns pacientes infectados por babesiose podem não apresentar sintomas, enquanto outros podem desenvolver sintomas semelhantes à uma gripe após a infecção ou mesmo várias semanas depois, no qual incluem:
A doença pode ser mortal para idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, doença hepática ou renal e/ou sem baço.
Além de usar repelentes, para prevenir picadas de carrapatos, adote medidas de proteção ao frequentar áreas ao ar livre. Use roupas de manga comprida e calças de cores claras, o que facilita a visualização dos carrapatos.
Imagem de Capa: Canva
Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…
Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…
Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…
Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…
Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…
Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…