Uma doença potencialmente fatal, chamada Babesiose, aumentaram em média 9% ao ano nos EUA entre 2015 e 2022. Além disso, quatro em cada 10 pacientes foram coinfectados com a doença de Lyme ou outra doença transmitida por carrapatos.
Babesiose é a infecção por espécies dos protozoários Babesia transmitido principalmente pela picada de um carrapato de patas pretas ou pelo carrapato-de-boi. As infecções podem ser assintomáticas ou podem produzir uma doença semelhante à malária, com febre e anemia hemolítica.
No Brasil e no mundo, a babesiose representa um grave problema de saúde animal, afetando principalmente o gado bovino. Quando infectados, esses animais desenvolvem a condição conhecida popularmente como “tristeza bovina”.
Paddy Ssentongo, pesquisador de doenças infecciosas do Penn State Health Milton S. Hershey Medical Center, atribui o aumento da babesiose às mudanças na duração das estações, temperatura, umidade e precipitação, que influenciam a população de carrapatos.
Assim como na malária, o parasita infecta células vermelhas do sangue. Desta forma, a transmissão da doença também pode ocorrer por meio de transfusões de sangue, transplantes e de mãe para filho.
Se não for diagnosticada e tratada corretamente, a babesiose pode levar à morte. Mas nem todos desenvolvem as formas graves da doença.
Alguns pacientes infectados por babesiose podem não apresentar sintomas, enquanto outros podem desenvolver sintomas semelhantes à uma gripe após a infecção ou mesmo várias semanas depois, no qual incluem:
A doença pode ser mortal para idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, doença hepática ou renal e/ou sem baço.
Além de usar repelentes, para prevenir picadas de carrapatos, adote medidas de proteção ao frequentar áreas ao ar livre. Use roupas de manga comprida e calças de cores claras, o que facilita a visualização dos carrapatos.
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, Florianópolis enfrentou uma forte chuva que resultou no desabamento de uma parte da Rua…
Ao andar pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, é comum ver tênis…
Recentemente, o Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, realizaram uma pesquisa que revelou um…
A polêmica sobre a idade de uma das participantes do BBB 25 veio à tona…
Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de…
A íris, a parte colorida do olho, é única – como uma digital. Desta forma,…