Interessante

BRASIL: Após incêndios e seca, qualidade de ar inferior ao deserto ameaçam saúde pública; entenda

Nos últimos dias, a qualidade do ar em diversas regiões do Brasil, especialmente em São Paulo, atingiu níveis alarmantes. Desse modo, superando até mesmo cidades notoriamente poluídas como Nova Déli, na Índia.

Além disso, algumas áreas do país registraram umidade relativa do ar inferior à do deserto do Saara, tornando a situação ainda mais crítica.

Mas por que isso vem ocorrendo?

São diversos fatores que têm contribuído para essa degradação da qualidade do ar, incluindo altas temperaturas, tempo seco e incêndios florestais. Na segunda-feira (9), em São Paulo, a qualidade do ar oscilou entre os níveis “ruim” e “muito ruim”, de acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O índice de qualidade do ar (AQI), medido pelo site suíço IQAir, registrou 160 na capital paulista. Dessa forma, colocando a cidade como a mais poluída do mundo naquele momento, à frente de metrópoles como Déli, Doha e Jacarta.

O AQI classifica a qualidade do ar em diversas categorias, sendo que valores entre 151 e 200 são considerados “insalubres” e entre 201 e 300, “muito insalubres”. Acima de 301, o ar é classificado como “perigoso”. São Paulo, com 160, chegou a liderar o ranking de cidades mais poluídas do mundo, sendo superada apenas por Lahore, no Paquistão, ao longo do dia.

Contudo, essa situação de poluição extrema não é exclusiva de São Paulo. Cidades da região metropolitana, como Osasco e Guarulhos, também registraram índices acima do ideal, com qualidade do ar prejudicada pela combinação de poluição veicular, indústrias e queimadas.

Já as outras regiões no Brasil estão enfrentando uma seca tão severa que os índices de umidade estão mais baixos do que no deserto do Saara. Porto Velho, em Rondônia, registrou umidade de apenas 12%, enquanto Rio Branco, no Acre, chegou a 10%.

Uma estiagem prolongada exacerbou essa situação, coincidindo com um aumento incomum na umidade em áreas do norte da África, como o Cairo, que registrou 51% de umidade na mesma data.

Impactos para a saúde

Os efeitos da baixa qualidade do ar e da seca severa vão muito além do desconforto. Portanto, a exposição prolongada a níveis insalubres de poluição pode provocar uma série de problemas respiratórios, cardiovasculares e agravar condições crônicas, como asma e bronquite.

Além disso, a umidade extremamente baixa pode causar ressecamento das vias respiratórias e pele, aumentando o risco de infecções.

A previsão para os próximos dias não traz alívio. De acordo com a MetSul Meteorologia, uma massa de ar quente e seca continua a cobrir grande parte do Brasil, com temperaturas ultrapassando os 40°C em diversas regiões e umidade do ar inferior a 10%.

Essa combinação perigosa eleva o risco de incêndios florestais, como os que já estão sendo registrados em áreas da Amazônia e Cerrado. Dessa maneira, pode intensificar ainda mais os níveis de poluição atmosférica.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Cuidado! Se esses animais aparecerem em excesso na sua casa, pode ser um alerta espiritual e energético

A presença de certos animais em uma quantidade fora do normal dentro de casa pode…

2 dias ago

Cientistas afirmam descobrir evidências de que a “consciência” continua existindo após a morte na forma de “alma”

Recentemente, um novo estudo trouxe evidências que indicam que a consciência pode continuar existindo após…

2 dias ago

Esta é a cor que indica maior inteligência nas pessoas, segundo a ciência – Você usa ela?

A psicologia das cores é um campo fascinante que estuda como os tons influenciam nosso…

2 dias ago

Menina de 11 anos tira a própria vida após ser vítima de bullying por “status de imigração da família”, nos EUA

Aviso: Este artigo contém tema sensível, o que pode ser angustiante para alguns leitores. A…

2 dias ago

Filme estrelado por Fernanda Montenegro foi escolhido para a abertura do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris

O filme "Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro, foi selecionado para abrir o 27º Festival de…

2 dias ago

A tão esperada ‘Lua de Sangue’ de 2025 poderá ser observada por todo o Brasil; Saiba quando e como

Se você é fã de eventos astronômicos, a Lua de Sangue está prestes a acontecer…

2 dias ago