Tupper Bunlop é um menino de 3 anos que foi diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade e sempre teve dificuldades em dormir, chegando a acordar diversas vezes durante a noite a gritar e a debater-se durante cerca de 20 a 40 minutos, sendo os pais obrigados a acordar para o acalmar. Todas as noites. Várias vezes durante a noite. Até Lego ter chegado às suas vidas!
Lego é um cachorro de raça labrador que foi treinado como um cão de tratamento pela organização MSAR Dog Services e desde Dezembro de 2017 mudou completamente a vida de Tupper e da sua família.
“(Lego) dorme com Tupper”, disse a mãe, Nancy Bunlop, ao site Inside Edition. “Ele ajuda-o a acalmar-se quando começa a agitar-se no sono.”
De acordo com a mãe, o cachorro descansa com frequência a cabeça no corpo do menino, o que geralmente ajuda o pequeno Tupper a sentir-se aterrado ou estabilizado. O contato físico também ajuda a estimular as endorfinas e a serotonina do menino, o que o ajuda a voltar a dormir.
“Isso ajuda-nos a conseguir ficar na cama“, brincou Nancy.
Além de melhorar as suas noites, Lego acaba por conseguir acalmar o pequeno Tupper no seu dia-a-dia, mesmo quando este tem os seus ataques.
“Lego acaba de ter um efeito calmante em Tupper”, disse Nancy. “Em vez de gritar e correr constantemente, ele é muito mais calmo, mais calmo e capaz de se sentar e se concentrar.”
Quando Tupper precisa de se concentrar em algo, o animal geralmente senta-se embaixo da mesa, de forma a Tupper poder esfregar os seus pés no seu pêlo como estímulo para permanecer sentado. Da mesma forma que, se Tupper estiver chateado, Lego distraí-lo, trazendo-lhe um brinquedo ou esfregando-se contra ele.
Devido à sua pouca idade, Tupper ainda tem dificuldade em perceber o perigo, e muitas vezes começa a correr numa rua movimentada ou em qualquer local publico. Contudo, como a coleira de Lego tem uma alça para Tupper segurar, este raramente a larga, permanecendo sempre junto do cachorro.
“Lego está a permitir-nos sair e fazer coisas que não fazíamos como uma família“, disse Nancy.
A família chegou a criar uma página no Facebook onde partilha com regularidade as aventuras destes dois companheiros de vida!
Sem dúvida uma prova do quão importantes são os animais na vida das crianças, principalmente quando estas sofrem de algum problema de saúde!