“Canso de diagnosticar HIV em mulheres fiéis ao marido”, desabafa médica infectologista

“Homens, se vocês vão chifrar as esposas de vocês, pelo menos encapem a p… do pau quando forem comer alguém. Estou cansada de dar diagnóstico de HIV pra mulher jovem, gestante, casada há anos e que é fiel ao marido. Se vai f… com a vida de alguém, f… só com a tua, irmão.”

A médica infectologista Eduarda Prestes, trabalha a cerca de dois anos em Santarém, no Pará. No entanto, viralizou na internet ao desabafar sobre o aumento de casos de mulheres infectadas pelo HIV, mesmo sendo fiéis aos maridos.

Ela afirmou que está cansada de dar diagnósticos de HIV para mulheres jovens, gestantes e casadas há anos, que nunca tiveram relações fora do casamento. Desse modo, Eduarda lamenta que é comum encontrar mulheres que descobrem a infecção do marido quando este já está doente, e que o diagnóstico precoce ainda é difícil de ser alcançado.

Dessa forma, a médica denuncia que muitos homens têm relações extraconjugais desprotegidas. Assim, acabam contaminando as esposas, que muitas vezes descobrem a doença durante a gravidez.

Eduarda destaca que a falta de informação prejudica o diagnóstico rápido e o início do tratamento. Ela ainda lamenta o fato de o governo atual tratar a epidemia de HIV como uma despesa do SUS, sem investir em campanhas de prevenção e conscientização.

Para a infectologista, a educação sexual é fundamental para combater a cultura do tabu e da desinformação sobre a doença. Ela ressalta que é impossível não se colocar no lugar das mulheres diagnosticadas, e que a luta contra o HIV deve ser uma causa de toda a sociedade.

Imagem de Capa: Eduarda Prestes/Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!