Cão vivo mais velho de todos os tempos tem quase 31 anos e é português

Um cão chamado Bobi, que nasceu no dia 11 de maio de 1992, em Leiria, Portugal, entrou para o Livro de Recordes do Guinness não só como o cão vivo mais velho do mundo, mas também como o mais velho de de todos os tempos.

Bobi tem quase 31 anos e bateu o cão pastor australiano Bluey, (1910-1939), que viveu até os 29 anos e 5 meses de idade.

No dia 1º de fevereiro de 2023, Bobi tinha exatamente 30 anos e 266 dias.

Bobi é raça pura de ‘Rafeiro do Alentejo’, que é uma raça de cão de guarda de gado com uma expectativa média de vida de 12-14 anos.

A data de nascimento de Bobi foi confirmada por sua inscrição no Serviço Médico-Veterinário do Municíde Leiria feita em 1992, e também pelo Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), um banco de dados de animais de estimação autorizado pelo governo português.

O cachorro faz parte da família. “Eu tinha oito anos”, disse Leonel Costa, hoje com 38.

O dono acredita que o segredo da longevidade do idoso pet pode ser explicada pelo fato do cachorro viver em um “ambiente calmo e tranquilo” e “longe das cidades”.

Além disso, Bobi nunca foi acorrentado ou preso a uma coleira e sempre gostou de passear livremente pelas florestas e fazendas que cercam a casa da família Costa.

Agora na velhice, o cãozinho é menos aventureiro pois andar se tornou mais difícil, então ele passa a maior parte do tempo no quintal com seus quatro amigos felinos.

A visão de Bobi também piorou; Leonel percebe que por vezes ele esbarra em obstáculos ao caminhar.

Quanto à sua alimentação, Bobi sempre comeu ‘comida humana’. “O que a gente comia, eles comiam também”, disse Leonel. Ele acredita que isso também contribuiu para a longevidade do cão.

Enquanto Bobi aguarda seu 31º aniversário em maio, ele não só fez história como o cão mais velho de todos os tempos, como também é membro especial de toda a família.

“O Bobi é especial porque olhar para ele é como lembrar das pessoas que fizeram parte da nossa família e infelizmente não estão mais aqui, como meu pai, meu irmão ou meus avós que já partiram deste mundo. Bobi representa essas gerações”, disse Leonel.

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!