Uma idosa de 82 anos do bairro de Vargem Grande no Rio de Janeiro, teve não só a casa demolida, como fizeram a demolição com todos os móveis e pertences da família dentro.
A aposentada Ortelina Lopes Leal vivia na casa desde 1958, onde criou os sete filhos e os netos. Ela lutou na Justiça para provar a posse do terreno onde a construção existia há mais de 60 anos, e uma decisão judicial de setembro de 2022 tinha proibido a demolição.
“Buzinaram lá no portão. Aí, o oficial de justiça falou assim: ‘nós estamos aqui com ordem de despejo pra senhora deixar o imóvel’. Eu fiquei num estado horrível. Liguei para os meus filhos pra me socorrer. Passaram em cima de tudo, eu só levei a roupa, mas o resto… nem sei como está a situação”, disse Ortelina ao g1.
“Eu fiquei apavorado. Minha mãe tá apavorada aí ó, toda noite dorme e chora. Uma pessoa de 82 anos não tinha que passar por isso. Eu acho que isso é um absurdo, a pessoa fazer um troço desse, sem avisar, sem nada.”, disse o filho Manoel José Ferreira Neto, que morava com a mãe.
“Não devo nada a ninguém, nunca roubei nada de ninguém. Sempre trabalhei justo, espero justiça. Só isso que eu espero”, falou a idosa.
A área é alvo de uma disputa judicial, com pedidos de reintegração. “Eles reintegraram da posse e ao mesmo tempo fizeram a demolição sem poder, porque tinha uma contraordem do desembargador que proibia qualquer demolição dentro do terreno”, disse Bruno Fontenelle, advogado da família.
Outras oito famílias que vivem na região temem que suas casas também sejam derrubadas sem autorização judicial, como aconteceu com a aposentada.
Imagem de Capa: Reprodução g1