Interessante

Celular Seguro: Novo App do governo brasileiro facilita bloqueio dos aparelhos celulares roubados

O governo brasileiro apresenta novo aplicativo de celular com o objetivo de inibir roubos e furtos de smartphones. Chamado de Celular Seguro, o serviço já está disponível para Android, iPhone (iOS) e navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge.

Como atualmente o celular reúne informações pessoais como documentos, cartões e aplicativos de bancos, perder o aparelho é um grande transtorno. A ideia do programa federal é facilitar o bloqueio dos aparelhos celulares e reduzir os prejuízos para os seus proprietários.

A ferramenta poderá ser usada para registrar ocorrências com os aparelhos e solicitar o bloqueio da linha telefônica e principalmente aplicativos de bancos. Quando uma ocorrência é registrada no Celular Seguro, um comunicado é enviado para as instituições parceiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A ideia é ajudar usuários a levar menos tempo para avisar sobre roubos, furtos e perdas de smartphones.

Com o novo aplicativo, o dono do aparelho vai conseguir notificar – de uma só vez – a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, as operadoras de telefonia, os bancos e até os aplicativos de transporte e comida para impedir que criminosos tenham acesso aos dados da pessoa e consigam usar esses aplicativos.

Para ter acesso, é só baixar o Celular Seguro e fazer login pela conta gov.br. O usuário vai poder cadastrar uma ou mais pessoas como contatos de segurança. Em caso de roubo ou furto, o dono da conta ou a pessoa de confiança poderá fazer o registro do roubo no aplicativo ou no site do Celular Seguro que irá gerar um número de protocolo.

O Celular Seguro aciona um alerta a Anatel, aos bancos e operadoras de telefonia que, por sua vez, farão todos os bloqueios necessários.

O prazo do bloqueio vai variar de acordo com cada empresa de telefonia e pode ser de até 24 horas. No entanto, as operadoras só vão passar a bloquear a linha a partir de 9 de fevereiro. Até lá ainda será preciso também ligar na operadora para bloquear a linha.

Todos os bancos ligados à Febraban, Federação Brasileira dos Bancos, aderiram ao programa. A maioria vai conseguir fazer o bloqueio das contas entre 10 e 30 minutos.


Imagem de Capa: Ministério da Justiça e Segurança Pública/Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Bigode feminino: Nova tendência que pode redefinir padrões de beleza das mulheres

Nos últimos anos, o universo da moda e da beleza tem passado por transformações significativas.…

15 horas ago

O significado oculto do emoji de “Bola 8”: Alerta para pais e responsáveis

Com o avanço da tecnologia, a nossa forma de comunicar também mudou. Os emojis se…

15 horas ago

Como viajar no tempo usando o Google Maps: Volte ao passado com um clique

Você já imaginou poder voltar no tempo e ver como era sua casa, sua rua…

15 horas ago

Médico choca fãs ao explicar diagnóstico de Wesley Safadão: “Não há cura”

Em outubro do ano passado, o cantor Wesley Safadão, de 36 anos, precisou fazer uma…

16 horas ago

Idosa de 76 anos fica arrasada ao perceber que deixou bilhete de loteria premiado de US$ 2,5 milhões dentro de jaqueta que doou

Uma mulher de 76 anos da Pensilvânia, EUA, ficou arrasada ao perceber que sua tentativa…

16 horas ago

Jovem de 14 anos impressiona ao desenvolver app capaz de detectar doenças cardíacas em apenas 7 segundos

Com apenas 14 anos de idade, o prodígio indiano-americano Siddharth Nandyala está transformando o diagnóstico…

17 horas ago