Astrônomos e entusiastas do mundo todo estão prestes a testemunhar a rainha das chuvas de meteoros – as Perseidas. Esta incrível exibição astral ocorre anualmente e é um evento aguardado com grande expectativa. Se você deseja aproveitar ao máximo esse fenômeno natural, continue lendo para descobrir quando e como poderá admirar essa chuva de estrelas deslumbrante.
As Perseidas, renomadas por sua espetacularidade, estão programadas para ocorrer desde 17 de julho até 24 de agosto de 2023. No entanto, o ápice dessa incrível exibição está programado para ocorrer na noite de 12 para 13 de agosto. Durante esse pico, observadores sortudos poderão testemunhar até 100 estrelas cadentes por hora, proporcionando um verdadeiro espetáculo celestial.
As Perseidas são, na verdade, fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Embora esses meteoros atinjam a atmosfera terrestre a uma velocidade surpreendente de 134.000 mph, não representam ameaça alguma para nós. São pequenos pedaços do cometa, cujo radiante – ponto de onde parecem originar-se no céu – está localizado na constelação de Perseus. Daí o nome “Perseidas”.
Observar as Perseidas é uma experiência memorável e, a melhor parte, não requer equipamentos especiais. Telescópios e binóculos não são necessários. O segredo para uma visualização ideal está em encontrar um local espaçoso, longe de fontes de luz excessiva, como prédios altos e árvores. Quanto mais amplo o seu campo de visão, melhor será a experiência.
Lembre-se de permitir que seus olhos se adaptem à escuridão, o que pode levar cerca de 30 minutos. Evite olhar para dispositivos eletrônicos, pois a luz intensa da tela pode prejudicar a adaptação da sua visão noturna.
A natureza nos presenteia com essa maravilha astral, e cabe a nós admirá-la em toda a sua glória. Portanto, marque em seu calendário, prepare-se para uma noite emocionante e não perca a chance de presenciar as Perseidas brilhando no céu noturno.
Segundo a Nasa, durante o pico é possível ver até 100 estrelas cadentes por hora!
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…