No Brasil, em Santa Catarina, um ciclone devastador atingiu diversas cidades do estado, deixando um rastro de destruição. O fenômeno climático, que fez parte de um sistema de baixa pressão atmosférica, causou estragos em 119 municípios. Desse modo, resultando em três mortes e afetando cerca de 44 mil pessoas.
Nas redes sociais, um vídeo viralizou mostrando um motociclista sendo arrastado pela ventania em Chapecó, no oeste catarinense.
O motociclista, em imagens impactantes, luta para se segurar enquanto os ventos provocados pelo ciclone o arrastam. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde, mas o incidente destaca a severidade do fenômeno e a necessidade de adotar medidas de segurança diante de eventos climáticos extremos.
O ciclone, que se formou no oceano e se deslocou em direção ao continente, caracteriza-se por ventos fortes e chuvas intensas. Quedas de árvores, postes, danos em telhados, alagamentos, deslizamentos de terra e interrupções no fornecimento de energia elétrica estão entre os principais estragos causados por esse evento meteorológico.
Diante da gravidade da situação, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, decretou situação de emergência e solicitou apoio do governo federal para auxiliar na recuperação das áreas afetadas. Além disso, foram liberados R$ 10 milhões para as ações de resposta ao desastre.
A Defesa Civil orienta a população a permanecer em casa durante eventos climáticos extremos e ficar atenta aos alertas. O ciclone deve se afastar nos próximos dias, mas pode causar ventos moderados e chuvas isoladas no Sul.
🚨AGORA: Ciclone atinge Chapecó (SC). Homem que estava em moto é arrastado pela ventania. pic.twitter.com/lfqZxNGYLP
— CHOQUEI (@choquei) July 13, 2023
Imagem de Capa: Reprodução