O assunto viagem no tempo é sempre um tempo debatido e explorado em vários filmes e séries ao longo dos anos. Embora obras como “De Volta para o Futuro” façam parecer simples, a viagem no tempo na vida real é uma história completamente diferente.
No entanto, cientistas já determinaram que viajar de volta no tempo é impossível, desse modo, descartando qualquer possibilidade.
Essa suposição se baseia em um fenômeno bem estabelecido: o que acontece quando a luz passa por uma interface, que pode ser qualquer coisa, desde vidro até água. Embora a mudança na velocidade da luz ao passar por essa interface seja bem conhecida, o que acontece na própria interface tem sido um mistério.
Uma equação foi proposta no caso de um universo com uma dimensão espacial e uma dimensão temporal.
“Basicamente, encontrei uma maneira muito eficaz de derivar a equação padrão de onda em 1+1 dimensões. A única suposição que eu precisava era que a velocidade da onda fosse constante. Então, eu pensei comigo mesmo: e se ela não for sempre constante? Isso se mostrou uma pergunta muito interessante”, explica o autor principal do estudo, o professor assistente Matias Koivurova.
A equipe que trabalhou no estudo, publicado na íntegra na revista Optica, obteve a solução esperada em ambos os lados da interface. No entanto, houve um requisito crucial para alcançar isso: o tempo deve seguir em apenas uma direção.
“Existe esse famoso debate na física, chamado controvérsia Abraham-Minkowski. A controvérsia é sobre o que acontece com o momento da luz quando ela entra em um meio. Minkowski afirmou que o momento aumenta, enquanto Abraham insistiu que ele diminui. Descobrimos que podemos atribuir um ‘tempo apropriado’ à onda, que é inteiramente análogo ao tempo apropriado na teoria geral da relatividade”, explicou o professor Marco Ornigotti, líder do estudo.
Embora os resultados possam representar um avanço significativo, podemos dizer adeus à possibilidade de viajar no tempo para o passado. Isso ocorre porque, se a seta do tempo está sempre seguindo em uma única direção, seria impossível voltar no tempo.
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…