Uma enorme fenda que atravessa o continente africano deverá dividi-lo em dois e formar o sexto oceano da Terra, alertaram os cientistas. Os países ao longo da costa sudeste da África irão se tornar uma ilha gigante, criando um mar inteiramente novo, da Etiópia a Moçambique.
A chamada ‘Fenda da África Oriental’ formou-se há pelo menos 22 milhões de anos, mas um estudo mostrou que tem havido atividade ao longo das últimas décadas. Cientistas descobriram que o afastamento de duas placas tectônicas é devido ao superaquecimento de rocha do núcleo do nosso planeta, que está impulsionando a fissura que apareceu ao longo dos desertos da Etiópia em 2005 e está alargando-se a uma taxa de 2,5 centímetros por ano.
A linha vermelha mostra onde fica a fenda da África Oriental e quais países se romperiam. Embora não se espere que África se parta em pelo menos mais cinco milhões de anos, a Somália e metade da Etiópia, o Quênia e a Tanzânia formarão um novo continente quando isso acontecer.
De acordo com o Daily Mail, o geólogo David Adede disse que acreditava que a fissura estava cheia de cinzas vulcânicas, mas que as fortes chuvas levaram o material embora e expuseram a fissura. Moradores locais disseram que aconteceu de forma abrupta e rápida – alguns relataram sentir o chão tremer.
Imagem de Capa: Reuters
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…