Interessante

Cientistas apontam a ‘verdadeira data’ do nascimento de Jesus Cristo

Pesquisas recentes desafiam a tradição de celebrar o nascimento de Jesus Cristo em 25 de dezembro. De acordo com especialistas, incluindo o professor Lawrence Mykytiuk, da Universidade Purdue, há indícios convincentes de que Jesus pode ter nascido na primavera, e não no inverno.

Desde sempre, a Igreja adotou o dia 25 de dezembro como a celebração do Natal. No entanto, não existem evidências científicas ou bíblicas que confirmem essa data.

Portanto, Mykytiuk explica que, apesar das investigações modernas, o ano exato do nascimento de Jesus permanece incerto.

Dessa maneira, a pesquisa combina registros históricos, como o relato da morte de Herodes, o Grande, e eventos astronômicos. O historiador Flávio Josefo documentou um eclipse lunar que ocorreu pouco antes da morte de Herodes, um fator-chave para restringir o período em que Jesus teria nascido.

Evidências da Primavera

Descrições bíblicas reforçam a teoria do nascimento na primavera. O Evangelho menciona pastores cuidando de rebanhos ao ar livre na noite do nascimento de Jesus, algo improvável durante o inverno rigoroso na Judeia.

“A prática de pastores vivendo nos campos com seus rebanhos é comum em climas mais amenos, como na primavera. Mas raramente acontece no inverno, devido ao frio intenso”, destacou Mykytiuk.

Além disso, a proximidade entre a morte de Herodes e a Páscoa judaica, que ocorre na primavera, sugere que Jesus nasceu em um período anterior a essa festividade, possivelmente entre março e abril.

Desse modo, os cientistas propõem que o nascimento de Jesus ocorreu nos anos 6, 5 ou 4 a.C., durante o mês de março. Essa conclusão alinha-se com o eclipse lunar registrado antes da morte de Herodes e com práticas pastoris típicas da região.

Por que celebramos em dezembro?

A escolha de 25 de dezembro como data do Natal pode ter sido influenciada por festividades pagãs relacionadas ao solstício de inverno. Essa época marcava celebrações de renascimento da luz em várias culturas, o que pode ter motivado a Igreja a cristianizar a data para atrair convertidos.

A data exata pode permanecer incerta, contudo, o impacto de Jesus na história e na espiritualidade humana transcende o calendário, unindo pessoas ao redor do mundo em celebração e reflexão.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Gêmeos “recordes” nascem de embriões congelados há 30 anos – a mãe deles é apenas 3 anos mais velha do que isso

Em uma incrível reviravolta da ciência reprodutiva moderna, os gêmeos Timothy e Lydia Ridgeway nasceram…

4 horas ago

O modesto patrimônio do Papa Francisco: o legado de simplicidade que marcou o seu papado

Nesta segunda-feira (21), foi anunciada a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Dessa maneira,…

4 horas ago

Segunda vítima morre cinco dias após mulher enviar ‘ovos de Páscoa envenenados’ para a família do ex pore ‘vingança’

Recentemente, no Brasil, uma mulher foi acusada de enviar "ovos de Páscoa envenenados" para a…

4 horas ago

Doar sangue com frequência pode reduzir o risco de desenvolver câncer, revela estudo surpreendente

A doação de sangue, além de ser um gesto nobre que salva vidas, pode também…

5 horas ago

Drama nacional emocionante baseado em fatos reais surpreende com enredo forte e atuações poderosas

Recentemente, uma produção brasileira vem conquistando o público com sua história emocionante. “Inexplicável” foi lançado…

5 horas ago

Na Dinamarca, empatia é matéria obrigatória nas escolas – e o impacto é transformador

Enquanto o mundo debate como melhorar o sistema educacional, a Dinamarca dá um passo à…

5 horas ago