Interessante

Cientistas descobrem um “interruptor de eliminação” do câncer que pode substituir a quimioterapia

Cientistas da Northwestern University, nos EUA, encontraram um código de eliminação do câncer presente no corpo que pode eliminar a necessidade de quimioterapia. Cada célula do corpo vem equipada com esse ‘kill switch’ para destruir células cancerígenas.

Quando o “interruptor de eliminação” detecta câncer em qualquer célula do corpo, ele usa esse código para erradicá-lo. Tanto os pequenos ácidos ribonucleicos (RNAs) quanto os grandes RNAs codificadores de proteínas têm o código de eliminação do câncer neles.

Desta forma, os pesquisadores acreditam que microRNAs desenvolveram o interruptor de destruição de células cancerígenas há mais de 800 milhões de anos como um mecanismo de sobrevivência. Essa defesa natural ajuda a proteger o corpo do câncer, assim como a quimioterapia também ativa essas pequenas moléculas de RNA.

Como isso acontece?

Quando o câncer entra em contato com esses RNAs, ele não consegue se adaptar ou sobreviver. Portanto, cientistas da Northwestern University acreditam que uma duplicação sintética pode ser um tratamento viável. O estudo deles marca a primeira descoberta de que células cancerígenas não conseguem resistir a moléculas de microRNA.

“Agora que sabemos o código de eliminação, podemos acionar o mecanismo sem precisar usar quimioterapia e sem mexer no genoma. Podemos usar esses pequenos RNAs diretamente, introduzi-los nas células e acionar o interruptor de eliminação”, disse o autor principal Marcus E. Peter, e o Professor Tomas D. Spies de Metabolismo do Câncer na Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern.

A quimioterapia pode resultar em muitos efeitos colaterais indesejados, incluindo causar outros tipos de cânceres. Isso acontece porque esse tratamento ataca células saudáveis e não saudáveis. No entanto, um tratamento natural usando microRNA teria uma abordagem mais direcionada.

“Precisamos absolutamente transformar isso em uma nova forma de terapia”, acrescentou Peter. Ele e sua equipe começaram a investigar maneiras de acionar o interruptor de eliminação do câncer. No entanto, ele observa que um possível tratamento pode levar décadas para ser desenvolvido.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Você conhece alguém que sempre interrompe? Veja o que a psicologia diz sobre isso

Você conhece aquela pessoa que sempre que vocês estão conversando, ela te interrompe? Muitos pensam…

5 horas ago

Essa minissérie brasileira com apenas 4 episódios vai te prender desde o primeiro minuto na Netflix

Se você está procurando algo rápido, intenso e cheio de emoção para maratonar neste fim…

5 horas ago

Alerta urgente: nova fraude usa inteligência artificial para enganar 2,5 bilhões de usuários do Gmail

Uma nova e sofisticada fraude digital está assustando especialistas em cibersegurança e pode colocar em…

5 horas ago

Menino de 3 anos impressiona ao lembrar ter sido vítima de homicídio em sua “última vida” revelando detalhes precisos do crime

Um menino de três anos das Colinas de Golã, perto da fronteira Síria-Israel, surpreendeu ao…

6 horas ago

Felipe Neto anuncia “pré-candidatura à Presidência da República” e internautas questionam se anúncio é real

O YouTuber Felipe Neto compartilhou um vídeo polêmico afirmando que vai lançar uma nova rede…

7 horas ago

Preta Gil se emociona ao falar sobre câncer: “Me recuso a aceitar que se findou para mim”

Recentemente, no programa de Luciano Huck, Preta Gil emocionou ao fazer um desabafo emocionante sobre…

7 horas ago